Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pesquisa descobre retrovírus essencial para ovinos

postado em 14/09/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma equipe de pesquisadores da Texas A&M University e The University of Glasgow Veterinary School na Escócia descobriu que um retrovírus endógeno de ocorrência natural é necessário na gestação de ovinos. Em particular, uma classe de retrovírus endógeno, conhecido como "retrovírus endógeno relacionado ao retrovírus ovino Jaagsiekte (enJSRVs)", é crítica durante a fase inicial de gestação, quando a placenta começa a se desenvolver.

Os retrovírus, como o vírus da imunodeficiência humana ou HIV, formam uma classe de vírus, que são mais conhecidos por sua capacidade de causar doenças, disse o biólogo especializado em reprodução da Estação Experimental Agrícola de Texas da Texas A&M University, Thomas Spencer.

As descobertas, publicadas na edição de 11 de setembro do Proceedings of the National Academy of Sciences(publicação científica) demonstram que os enJSRVs são essenciais para o desenvolvimento da placenta em ovelhas.

Os retrovírus são únicos por sua capacidade de inserir permanentemente seu material genético no DNA das células do hospedeiro, disse ele. Durante a evolução dos mamíferos, alguns retrovírus infectaram as células germinativas (células do ovário e do testículo que têm material genético que é passado para a progênie) do hospedeiro, o que então é herdado pelos descendentes. Esses retrovírus, conhecidos como endógenos, estão presentes no genoma de todos os mamíferos, incluindo humanos. Conseqüentemente, os retrovírus podem ser considerados remanescentes de infecções com retrovírus nos ancestrais, disse Spencer.

Muitos cientistas acreditavam que esses retrovírus endógenos eram apenas DNA sem utilidade, disse ele. "De fato, esses retrovírus endógenos são comumente inofensivos e geralmente contêm mutações que evitam as infecções de retrovírus".

Vários retrovírus endógenos parecem fornecer proteção contra infecções e estão envolvidos na reprodução. Spencer disse que estudos com culturas de células mostraram que uma proteína do retrovírus endógeno humano pode ter um papel no desenvolvimento da placenta humana.

Segundo os pesquisadores, atualmente o enJSRVs se tornou parte permanente do genoma ovino e é essencial para a reprodução nesta espécie. Os pesquisadores estão tentando determinar exatamente como o enJSRVs funciona no desenvolvimento da placenta de ovinos. Seus resultados podem ter implicações tanto para a saúde humana como para a produção animal.

A reportagem é do site Agnews.tamu.edu.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Gustavo Fernando Ribeiro de Oliveira

Uberaba - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 15/09/2006

Com o desenvolvimento desse retrovirus em prol dos ovinos, espero receber bons resultados de experimentos que conprovem que o retrovirus enJSRVs ajude na imunização de doenças que atacam os ovinos, tornando os animais mais resistentes a imprevistos da natureza (doenças).

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade