Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pesquisa produz cabras transgênicas no Ceará

postado em 18/07/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os primeiros resultados de uma tentativa de criar cabras geneticamente modificadas serão apresentados no dia 21 por pesquisadores da Uece (Universidade Estadual do Ceará). Esses animais devem produzir leite com uma proteína humana com valor terapêutico.

Dois animais nasceram na semana passada e mais cabritas já estão a caminho, de acordo com o veterinário Vicente José de Figueiredo Freitas, que coordena a pesquisa.

"Ainda não sabemos se a construção [com DNA humano] foi incorporada, mas os resultados têm sido estimulantes". O trabalho será apresentado na reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Florianópolis, e Freitas espera ter resultados do exame de DNA no próximo mês.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, os pesquisadores tentaram inserir nos animais o gene que contém a receita da proteína hG-CSF. Ela favorece a ação do sistema de defesa do organismo humano. A idéia é que ela seja produzida junto com o leite dos animais e depois extraída industrialmente.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Rodrigo Gregório da Silva

Araguaína - Tocantins - Pesquisa/ensino
postado em 18/07/2006

É visível o conhecimento existente dentro da academia, especialmente na área de reprodução de caprinos e ovinos. O exemplo do Ceará é claro, como visto nesse noticiário. Estudos com esse aspecto vem a se apresentar como linha promissora no desenvolvimento do conhecimento humano.

Mas gostariamos, não a título de uma crítica infundada, mas no aspecto de um técnico da assistência técnica rural, relatar o grande hiato existente entre a pesquisa desenvolvida em nosos centros e a demanda real de conhecimento pelas unidades de produção, especialmente as localizadas na região Nordeste.

O que encontramos no campo são os extremos: de um lado produtores que não praticam o uso de tecnologias e do outro "produtores de genética" que utilizam tecnologia de ponta em seus sistemas tranferindo, propagando material genético "superior".

Mas não observamos resultados técnico-científicos-práticos que mostrem sistemas de produção de carne ovina e caprina de forma economicamente viável, resultando em uma atividade econômica competitiva, como tantas outras existentes.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade