Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PIB: agropecuária retrai 1,5% no 3º trimestre

postado em 10/12/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A produção agropecuária brasileira ajudou a desacelerar a economia no terceiro trimestre. No período, teve retração de 1,5% na comparação com os três meses imediatamente anteriores. É a primeira queda desde o segundo trimestre de 2009, quando houve variação negativa de 1,7%, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, divulgados ontem (09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a igual período no ano passado, a agropecuária teve expansão de 7%, impulsionada especialmente pelas produções de café (18%), trigo (14,2%) e cana (6%). Já o setor de serviços cresceu 4,9% em relação ao terceiro trimestre de 2009. Tiveram destaque os serviços de intermediação financeira e seguros (11,4%), comércio (9%) e de transporte, armazenagem e correio (7,5%).

Frente ao trimestre anterior, os serviços avançaram 1%, mantendo o nível de expansão observado nos períodos anteriores. Nessa comparação, os serviços de intermediação financeira aumentaram 3,1%, e o comércio registrou alta de 1,4%. Os dados constam do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, divulgados ontem (09) pelo IBGE, que mostram desaceleração da economia no período, com alta de 0,5% frente aos três meses imediatamente anteriores.

No terceiro trimestre, em relação a igual período em 2009, a expansão foi de 6,7%. Já no acumulado dos nove primeiros meses, a economia teve elevação de 8,4% frente ao período de janeiro a setembro do ano passado.

Ao todo, a economia movimentou R$ 937,2 bilhões de julho a setembro. A taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em setembro) indica alta de 7,5% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

As informações são do jornal Folha de São Paulo, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade