Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PIB brasileiro cresce 0,5% no 3º trimestre

postado em 01/12/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou crescimento de 0,5% no terceiro trimestre de 2006 em relação ao trimestre anterior. Em termos anualizados, houve crescimento de 2,01%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2005, a expansão foi de 3,2% e, nos doze meses até setembro, o PIB cresceu apenas 2,3%.

No acumulado do ano, comparado com o mesmo período de 2005, o PIB cresceu 2,5%. Nesse cenário, aumentam as apostas de que o PIB em 2006 não crescerá mais do que 3%, ou mesmo que fique um pouco abaixo desse nível.

Segundo cálculos do IBGE, para que a economia cresça 3,2% em 2006 - a previsão oficial do governo - o PIB teria que crescer 5,2% no último trimestre, comparado com igual período do ano anterior. Houve, porém, uma boa notícia ontem: os investimentos estão crescendo 6% no acumulado do ano, bem acima do PIB, puxados pela importação de bens de capital e por uma expressiva recuperação da construção civil.

O consumo das famílias, o componente mais importante do PIB, continuou a expandir-se no ritmo moderado que já se mantém por três anos.

O destaque do PIB no terceiro trimestre foi um crescimento de 7,8% da agropecuária em relação ao mesmo trimestre de 2005. O resultado foi bastante influenciado pelo café e cana-de-açúcar, segundo Rebeca Palis, gerente de Contas Trimestrais do IBGE.

Enquanto a expansão do Brasil no acumulado até setembro foi de 2,5%, a China apresentou crescimento de 10,4%, a Índia de 9,2% e a Rússia de 6,6%.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade