Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Produção de ração cresce 3,3% até outubro

postado em 18/11/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A indústria de alimentação animal produziu da janeiro a outubro deste ano 50 milhões de toneladas de ração. O desempenho representa um crescimento de 3,3% em comparação ao mesmo período de 2009, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

Diante dos resultados dos dez meses do ano, o setor já projeta um crescimento entre 3% e 3,5% sobre as 58,4 milhões de toneladas produzidas no ano passado. O desempenho deve ser bem inferior ao estimado no início do ano, quando as perspectivas apontavam para um crescimento entre 5% e 10% em 2010.

O crescimento abaixo do esperado se deve principalmente ao mercado de frango. A valorização do real frente ao dólar limitou o crescimento das exportações de carne do frango do Brasil, que avançaram apenas 4%, segundo o Sindirações. Conforme Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo da entidade, o consumo doméstico compensou parte do volume que deixou de ser exportado, mas os preços dos grãos reduziram a rentabilidade dos avicultores.
"A alta nos preços dos grãos no mercado internacional tem um impacto brutal sobre as indústrias de ração. Mais do que a alta, as variações bruscas de preços, para baixo ou para cima, são muito prejudiciais, pois interferem no fluxo de caixa e acabam comprometendo toda a cadeia", afirma Zani.

Até outubro, a avicultura consumiu 56% da produção de ração. Os suínos foram o segundo maior mercado, com 12,6 milhões de toneladas, enquanto a pecuária - de corte e de leite - consumiu 6,1 milhões de toneladas.

A matéria é de Alexandre Inacio, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade