Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Produção e uso de medicamentos genéricos entram em vigor

postado em 23/10/2012

4 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A lei que estabelece o medicamento genérico de uso veterinário no Brasil está em vigor desde quarta-feira, dia 17 de outubro. Ela foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em julho deste ano e tinha prazo de 90 dias para entrar em vigência. A nova legislação conceitua os novos medicamentos veterinários e define também os critérios para registro e comercialização no País. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já está trabalhando na regulamentação dos procedimentos específicos da produção e o emprego desses medicamentos que devem ter a mesma qualidade, eficácia e segurança dos produtos convencionais.

A diretora substituta do departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, Angélica Ribeiro, destacou a importância da nova legislação sobre o assunto, especialmente por baixar os custos dos produtos. "Estamos trabalhando na elaboração da regulamentação com o objetivo de dar garantias de segurança e eficácia desses novos medicamentos. É uma lei importante porque reduzirá os custos dos produtores", disse.

O Mapa será o responsável pelo registro das substâncias e pelo acompanhamento desde a fabricação até o emprego desses insumos. O ministério também fará análise de fiscalização do medicamento genérico, mediante coleta de amostras do produto na indústria e no comércio, para confirmação da bioequivalência, conformidade dentro das características e uso recomendado. Periodicamente serão editadas pelo Mapa a relação dos produtos de uso veterinário no País seguida dos nomes comerciais e das respectivas empresas fabricantes.

A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Fernando Melgaço

Goiânia - Goiás - Mídia especializada/imprensa
postado em 23/10/2012

Essa lei veio em boa hora. Faz-se necessário, no entanto, que esses novos medicamentos sejam muito bem fiscalizados pelos Fiscais Federais Agropecuários, principalmente no que tange à bioequivalência.

Só não entendi tanta demora em se adotar os genéricos veterinários, já que na linha de medicamentos de uso humano, eles já existem há muitos anos e têm trazido muitos benefícios aos consumidores.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço

Túlio Sertã Junqueira

Volta Grande - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 24/10/2012

Muito boa essa notícia, já veio tarde,quanto a fiscalização pela autenticidade dos medicamentos, cabe alem é claro do meios fiscais do Governo, mas principalmente às nossas cooperativas , colhendo e mandando testar em laboratórios , amostras de partidas compradas pelas mesmas. Abraços a todos.

Lucelia Castagna

Victor Graeff - Rio Grande do Sul - Produção de leite
postado em 24/10/2012

Espero não ser pessimista em relação a fiscalização do Governo, pois como atuante no campo e na clínica de grandes animais vejo muito laboratório "marca diabo" circulando no mercado e deixando a desejar. Penso que temos que colaborar com o produtor a ter lucratividade, mas não devemos esquecer a eficácia.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade