Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Programa da ovinocultura de lã é renovado no RS

postado em 31/08/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Rio Grande do Sul renovou por mais 12 meses o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura de Lã, uma parceria entre a Paramount Têxteis, Embrapa, Emater/RS e as cooperativas de lãs Mauá, de Jaguarão, e Tepujá, de São Gabriel.

O programa foi iniciado em setembro de 2004, com o objetivo de oferecer material genético de qualidade superior para os rebanhos gaúchos de ovinos de lã, além de transferir tecnologias através de cursos de capacitação, sincronização de cio e inseminação artificial.

Para isso, foram adquiridos machos campeões da Expointer em 2004 e 2005, além de premiados na Exposição do Prado, no Uruguai. Os animais foram repassados para as cooperativas parceiras, possibilitando a inseminação de mais de 5,4 mil ovelhas das raças Merino, Ideal e Corriedale.

Dos descendentes dos carneiros adquiridos, foram selecionados 680 machos para servirem de reprodutores. Cada um pode inseminar 50 ovelhas por ano. "Com isso, em cerca de cinco anos poderemos alcançar o número de 170 mil animais que possuirão uma genética superior e lã de melhor qualidade, acabando com a necessidade de utilizarmos lãs importadas para a produção de artigos finos", destacou o presidente da Paramount Têxteis, Fuad Mattar.

A expectativa é de que cada animal possa chegar a produzir um quilo de lã de alta qualidade, informou o governo do estado do RS.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade