Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Programa de Melhoramento Genético de Ovinos Morada Nova foi tema de palestra no CNPA 2013

postado em 19/11/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A palestra sobre “Conservação e uso de recursos genéticos de ovinos Morada Nova”, ministrada pelo pesquisador Olivardo Facó, marcou a participação da Embrapa no último dia do Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA 2013).

Em sua apresentação, Facó falou brevemente sobre a ovinocultura no Nordeste e fez uma retrospectiva das ações do Programa de Melhoramento Genético da raça Morada Nova, que vem sendo conduzido de forma participativa com os produtores do município. O pesquisador falou dos vários desafios para a implantação do trabalho, como o pequeno rebanho e procedimentos importantes na rotina de manejo dos animais que não eram feitos.

Desde o início, buscou-se a participação dos criadores em todas as etapas do Programa, desde a definição dos objetivos que se desejava alcançar até os critérios de seleção. “Eles decidiram que queriam melhorar o ganho de peso dos animais, melhorar a estrutura da carcaça e demonstraram também uma preocupação em preservar o padrão racial dos animais”, explicou Facó. Como existem conflitos entre o padrão racial e as características de desempenho, a equipe de pesquisa resolveu estudar essas características, uma vez que o descarte de animais que não obedecem esse padrão tem impactos no ganho genético do rebanho.

Entre os principais resultados alcançados pelo Programa até agora, o pesquisador destacou o processo contínuo de mobilização e organização dos criadores, a revitalização da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova (ABMOVA), a lei estadual que instituiu a raça como patrimônio estadual, além da troca de experiências, valorização do conhecimento local e a geração e disponibilização de conhecimentos.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Leonardo de Rago Nery Alves

Belo Horizonte - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 25/11/2013

Parabenizo a EMBRAPA e a equipe farmpoint pelo artigo.

Fui estagiário em 2005/2006 da EMBRAPA Caprinos, e do pesquisador Olivardo Facó; e pude acompanhar esse trabalho com ovinos da raça Morada Nova, desde o começo, através de uma simples revisão bibliográfica abordando a mesma.

É muito satisfatório para o estudante ter o imenso prazer de trabalhar com uma equipe tão qualificada (Dr. Raimundo Lobo; Dr. Olivardo Facó e Dra. Luciana Vilella) e ver a continuidade e evolução de um trabalho tão bonito, que envolve um recurso genético nacional de extrema importância.

Sou sempre grato!

Cordialmente;

Leonardo de Rago N. Alves

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade