Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Programa "Pró-Berro" promove melhoramento genético de caprinos e ovinos na Bahia

postado em 09/03/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Ao lançar, nesta semana, o programa "Pró-Berro", a Bahia deu um grande passo para estruturar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, que, por sua importância e alcance social, foi incluída no programa "Vida Melhor'" lançado no final de 2011 pelo governador Jaques Wagner. O "Pró-Berro" visa o melhoramento genético do rebanho.

Integrante do Programa de Melhoramento Genético dos Rebanhos Caprinos e Ovinos da Bahia, o "Pró-Berro" foi elaborado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) em parceria com entidades representativas de pecuaristas, prefeituras e participação dos Bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB). A meta é adquirir 10 mil reprodutores com juros de apenas 6% ao ano.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, ressaltou que o programa é um dos mais importantes já realizados no estado. "Apesar de possuirmos o maior rebanho de caprinos e o segundo de ovinos, e de vencermos concursos nacionais e internacionais de qualidade em diversas raças, não possuímos um rebanho com padronização de carcaças, o que prejudica muito a comercialização", afirmou.

Salles explicou que o objetivo da Secretaria é fazer com que pequenos produtores tenham acesso a reprodutores de alta qualidade, que possam estruturar suas criações. Para o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Teodomiro Gesteira, o "Pró-Berro" vai estimular o crescimento dos rebanhos capacitando os criadores a atender a demanda do mercado.

BB e BNB anunciaram que vão investir R$ 30 milhões, nos próximos quatro anos, no melhoramento genético dos rebanhos. O primeiro feirão acontece na ExpoCoité, no final deste mês de março. Serão, ao todo, 15 a 20 feiras em 2012, onde os produtores terão acesso às linhas de crédito com juros baixos e prazos estendidos.

"A ovinocaprinocultura é uma atividade prioritária do Banco do Nordeste, que apoia o agricultor familiar disponibilizando linhas de financiamentos adequadas, com prazos de até 24 meses e seis meses de carência", ressaltou o superintendente do BNB, Nilo Meira.

As informações são do Governo da Bahia, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade