Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Rama de mandioca pode complementar alimentação

postado em 05/03/2008

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O que antes ia para o lixo pode ser opção de alimento complementar para os ovinos em confinamento: a rama de mandioca. É o que mostra uma pesquisa desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

De acordo com o pesquisador Romeu Nordon, do Pólo Apta Médio Paranapanema, em Assis (SP), o ganho médio de peso de ovinos mantidos em pastagem, no verão, foi de 100 a 120 gramas por animal/dia. No período da seca caiu para 30 gramas por animal/dia. Já com a ração, composta por concentrado e feno de mandioca, o ganho médio foi de 215 gramas por animal/dia.

Para compor o feno é usado apenas o topo das ramas, onde há maior concentração de folhas e que tem melhor qualidade nutricional. "O produtor colhe as ramas, pica e deixa secar ao sol para eliminar o ácido cianídrico. Em períodos de bastante sol, a desidratação dura em média três dias", explicou. Quando o material estiver seco, com umidade abaixo de 12%, é só armazenar.

Segundo ele, o ideal é fornecer uma ração balanceada, misturando o volumoso de mandioca com algum tipo de concentrado (à base de resíduos de grãos, como farelo de soja ou de algodão). "A proporção sugerida é de 40% de volumoso e 60% de concentrado", destacou em reportagem de Niza Souza, do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

sidnei de souza

Toledo - Paraná - Produção de ovinos
postado em 26/04/2008

gostaria de saber se é possivel utilizar abacate picado para os ovinos, possuo alguns animais e gostaria de saber se esta fruta pode dar algun problema na saúde das ovelhas ?

Daniel de Araújo Souza

Fortaleza - Ceará - Consultoria e ensino
postado em 28/04/2008

Prezado Sidnei,

Realmente, não possuo quaisquer informações ou experiências com o uso do abacate na alimentação de ruminantes.

Existem algumas informações sobre o uso de alguns resíduos de frutas, como laranja, abacaxi, maracujá, caju e uva. De qualquer forma, tenho um cliente que as vezes fornece manga a seus animais, sem problemas, no entanto, com a recomendação de que a fruta não faça parte permanente ou integral da dieta. Seria um fornecimento esporádico para aproveitar os frutos em excesso.

Creio que o abate não contenha nenhum fator que prejudique os animais, mas como é uma fruta com alto nível de gordura, é recomendável restringir o seu fornecimento a quantidades menores, para não prejudicar a fermentação ruminal.

De fato, você terá que experimentar e observar o comportamento dos animais. Além disso, é importante cuidar da limpeza diária dos resíduos dessas frutas e dos cochos, pois, em geral, esses resíduos atraem muitas moscas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Cordialmente,

Daniel de Araújo Souza

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade