Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Reino Unido: festival de cordeiro foi um sucesso

postado em 22/06/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nos últimos nove anos, o rebanho de cordeiros do Reino Unido declinou em 25%. Ao mesmo tempo, os custos dos produtores continuaram aumentando e os preços do mercado estão afetados pela taxa de câmbio que tem estimulado maiores exportações de carne de cordeiro.

Todos esses fatores combinados resultaram em aumentos significantes de preço e tiveram um impacto nas vendas. De fato, a carne de cordeiro está cerca de 20% mais cara do que o mesmo período do ano anterior, o que no atual clima com os negócios e os consumidores afetados pelas maiores pressões de custos, tem colocado os produtores de carne de cordeiro do Reino Unido em uma desvantagem real.

O impacto dos aumentos de preços no mercado pode claramente ser visto pelos dados comparativos ano a ano do TNS. Os gastos totais com carne de cordeiro aumentaram em 4%, mas o volume caiu em 5%. O preço médio por quilo aumentou em 10%, enquanto a penetração caiu em 2% e o peso médio de compra em 4%.

Então, para ajudar os varejistas e estabelecimentos de alimentos a utilizar mais carcaças de cordeiro, o English Beef and Lamb Executive (EBLEX) buscou várias alternativas de cortes mais baratos, mas que não comprometam a qualidade ou o sabor. Esses cortes foram apresentados para cerca de cem delegados de todos os setores da indústria durante uma série de apresentações, demonstrações e workshops no recente Festival "Make More of Lamb", realizado no Stoneleigh Park em Warwickshire, Inglaterra.

O gerente de projetos de varejo do EBLEX, Mike Whittemore, disse que existem várias coisas que podem ser feitas para ajudar a melhorar a posição da carne de cordeiro no mercado. Segundo ele, na atual recessão, não surpreende que haja mais demanda por carne moída (volume está 13,3% maior) e cortes de carne para cozidos (+12,4%). No entanto, os cortes de paleta de cordeiro (lamb shoulder) tiveram queda de 19,4%.

O gerente de projetos da cadeia de fornecimento do EBLEX, Dick van Leeuwen, e o açougueiro, Michael Perkins, apresentaram novos cortes com demonstrações chamadas "Cortando a Carcaça de Forma Diferente" (Cutting the Carcase Differently).

A executiva de marketing comercial, Laura Bishop, mostrou uma série de materiais de suporte de marketing no tema "Simplesmente Carne de Cordeiro, Simplesmente Deliciosa" (Simply Lamb, Simply Delicious), produzido para ajudar varejistas e o setor de foodservice a impulsionar as vendas de carne de cordeiro nesse verão.

O festival também contou com a presença de premiados chefes de cozinha para promover a carne de cordeiro. De acordo com o EBLEX, o retorno dos convidados do evento foi excelente e muito positivo.

Algumas imagens do evento



Cópias dos slides das apresentações feitas no Festival podem ser acessadas "clicando aqui".

As informações são do English Beef and Lamb Executive (EBLEX), traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Fábio Dornelles

São Borja - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 22/06/2009

É relevante o fato da realização deste evento, visto que falta essa ferramenta de ligação entre os elos da cadeia no nosso Estado e País.

Abrimos nossas mentes a esse apelo e façamos com que nosso produtor rural torne-se empresário rural, com apoio de todos os órgãos da cadeia e incentivo público.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade