Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Resíduo de uva vira alimento para ovinos e caprinos

postado em 27/06/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Pesquisas realizadas na Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE) em conjunto com as universidades federais da Bahia e Paraíba, e as vinícolas Santa Maria, Garziera e Milano, identificaram qualidades forrageiras nas sobras das uvas processadas na indústria de vinho. Com 14% de proteína, o material fibroso é apontado pelos pesquisadores como um bom ingrediente para compor dietas alimentares para ovinos e caprinos, em especial durante o período seco.

As boas propriedades nutricionais, que o qualificam como um alimento volumoso para compor dietas completas, aliado a uma oferta que pode ser estável ou até crescente devido à expansão das vinícolas, devem tornar mais freqüente o uso desse co-produto nas roças de agricultores, prevê o coordenador do estudo, Gherman Garcia Leal Araújo, da Embrapa Semi-Árido.

Nos testes realizados no Laboratório de Nutrição Animal da Embrapa Semi-Árido o co-produto administrado nas dietas misturado em quantidades iguais a três fontes de alimentos como grãos de milho, raspa de mandioca e farelo de palma, resultaram em aumentos de pesos diários dos animais. Foram ganhos de 117, 71 e 132 g, respectivamente.

Na opinião do pesquisador da Embrapa, a integração das vinícolas e os milhares de pequenos criadores de ovinos descapitalizados em torno do resíduo formam um arranjo produtivo interessante e original no semi-árido. A disponibilidade do co-produto a um baixo custo beneficia os sistemas agrícolas familiares com o aumento da oferta de alimentos de qualidade para os animais. As vinícolas, por sua vez, podem descartar, pela doação ou comercialização, de um material potencialmente poluente, destacou Araújo.

As informações são da Embrapa.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade