Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RN: kit de ordenha para leite de cabra será implantado

postado em 14/02/2011

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As pesquisadoras Selene Benevides e Viviane de Souza, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), estarão entre os dias 13 e 19 de fevereiro em Afonso Bezerra (RN), para a implantação da tecnologia do Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros no estado. As pesquisadoras estarão à frente de equipe que conduzirá três dias de coleta de leite segundo as atuais condições dos produtores locais, um dia de treinamento para utilização do Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros e três dias de coleta do leite já com uso da tecnologia, para análise de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT). Essas coletas possibilitarão avaliar benefícios para a qualidade do leite com uso do kit.

O Rio Grande do Norte será o terceiro estado a ser contemplado com o kit, após a Paraíba e Ceará que já têm projetos piloto de validação da tecnologia em andamento, conduzidos pelo projeto "Melhoria do acesso dos agricultores familiares ao mercado por meio de tecnologias que promovam a qualidade do leite de cabra e de seus derivados", liderado por Selene. Em território potiguar, serão observados os resultados da sua implantação em trinta propriedades de agricultores familiares.

O Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), voltado para a ordenha em bovinos, que foi adaptada pela Embrapa Caprinos e Ovinos para utilização na caprinocultura leiteira. Entre suas vantagens, há o fato de consistir em equipamentos de fácil acesso e custo relativamente reduzido: o conjunto, composto por acessórios como baldes para ordenha e para água clorada, cloro comercial, luvas de borracha, detergente em pó, escova ou bucha natural, pode ser adquirido a um preço médio de R$ 150,00.

O objetivo do Kit é possibilitar uma ordenha de leite caprino com redução de contaminação por bactérias ou resíduos químicos, que proporcionem melhor qualidade para o produto e seus derivados (queijos, iogurtes, doces, entre outros). O treinamento aos agricultores envolve noções da higiene necessária ao processo de ordenha.

A equipe que participará da implantação do Kit no Rio Grande do Norte contará ainda com bolsistas da Embrapa Caprinos e Ovinos e a professora Patrícia Lopes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral). No estado, a condução do projeto piloto contará também com apoio do Sebrae, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Emater-RN e IFRN.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Jose Nilo Aquino

São Borja - Rio Grande do Sul - Empresário
postado em 16/02/2011

...
A tradicional rapadura, um dos doces mais apreciados da culinária nordestina e brasileira, ganhou ingredientes novos e sabor diferenciado. A nova receita, feita à base de leite de cabra.Mais informações na Embrapa, Rio Grande do Norte.
...

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade