Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias
RN: qualidade do leite de cabra melhora com uso de kit
No kit os criadores recebem 17 materiais, como baldes, mangueiras, escovas, canecas e esguichos. O investimento do conjunto, com todos os acessórios, não chega a R$ 150. Com o kit montado os criadores terão apenas que repor os produtos de limpeza e os materiais descartáveis, como papel toalha. Segundo os caprinocultores, o custo-benefício vale a pena.
Para comprovar a eficácia do kit os pesquisadores estão coletando amostras do leite ordenhado tradicionalmente e do leite ordenhado com os novos materiais. As análises serão feitas na Universidade Federal Rural de Pernambuco e vão servir para fazer um comparativo de qualidade. Pelos resultados já vistos nos locais onde o kit foi distribuído, a redução no número de bactérias encontradas no leite foi bem expressiva.
"As coletas foram feitas na Paraíba e no Ceará. Foi demonstrado pelas análises que houve em torno de 50% a 60% de redução da carga bacteriana", explicou Selene Benevides, engenheira de alimentos da Embrapa.
O kit que está sendo usado pelos criadores de cabra é uma adaptação do manejo desenvolvido pela Embrapa para o gado leiteiro.
As informações são do Globo Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Últimas Atualizações
» Taninos Condensados - Parte II de II: Formas de utilização na alimentação de pequenos ruminantes
» Brasil apresenta política de sanidade animal em Paris
» Financiamento ao médio produtor rural bate recorde
» Argentina: demanda impulsionou produção ovina
» Austrália: mercado de carne de cordeiro tem queda de preços
» Embrapa Caprinos e Ovinos inaugura Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos
» RN: governo anuncia aumento no preço do leite de cabra
» Melhoradores de desempenho na alimentação são proibidos
» Manifestação em São Paulo pede veto ao texto do novo Código Florestal











Envie seu comentário: