Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RN: setor é beneficiado com mudança de status sanitário

postado em 30/04/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa termina hoje no Rio Grande do Norte. Até a semana passada, de acordo com informações do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - Idiarn, quase 90% das mais de 900 mil doses de vacinas disponíveis haviam sido vendidas. A meta da Secretaria Estadual de Agricultura é imunizar 810 mil animais, que correspondem a 90% das 900 mil cabeças existentes no estado.

Embora não sejam o alvo da campanha de vacinação, os ovinos e caprinos criados no Rio Grande do Norte se beneficiaram com a mudança de status para área de médio risco da doença. A 6ªExposição de Bovinos, Caprinos, Ovinos e Eqüídeos do RN (Expoleilão 2009), que começa hoje (30) e segue até o dia 3 de maio no Parque Aristófanes Fernandes, será mais uma prova do bom momento por que passa a caprinovinocultura.

De acordo com o presidente da Associação que representa o setor no estado (Ancoc), Orlando Procópio, as expectativas em torno da Expoleilão são muito boas. ''Primeiro estamos com um inverno muito bom, diante de um setor que vem realmente dando certo no nosso estado e extremamente animados porque o RN entrou definitivamente na área de risco médio'', comemora.

Um dos benefícios trazidos pela mudança de status em relação à doença é a participação completa de animais de Pernambuco e Alagoas em eventos como esse. ''São estados que têm uma criação muito forte e cujos animais podem entrar e sair do estado praticamente sem burocracia'', acrescenta. Ainda de acordo com ele, a medida também dá ao estado a credibilidade de vender a genética dos animais locais para todo o país, evento que nunca aconteceu antes.

As informações são do jornal Diário de Natal, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade