Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Rodada Doha: Lamy anuncia retomada das negociações

postado em 05/09/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As negociações da Rodada Doha, de liberalização do comércio mundial, serão retomadas "em nível de altos funcionários" a partir da próxima terça-feira (9) em Genebra, disse diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), o francês Pascal Lamy.

Lamy afirmou ter percebido "uma disposição política, sobretudo da Índia e dos EUA (considerados os principais responsáveis pelo fracasso das negociações em julho)", para salvar a Rodada Doha. "Isso não significa que vai ser fácil", advertiu. "Não sou pessimista nem otimista. Sempre disse que essas são duas doenças que não posso me permitir contrair."

Já o chanceler brasileiro, Celso Amorim, disse que um acordo nas negociações da Rodada de Doha na próxima semana é possível, mas é difícil de ser atingido. "Nós achamos que é possível chegar a um acordo. Sabemos que é difícil. Não há fórmula mágica."

O ministro brasileiro afirmou que as condições para as negociações estão melhores do que no momento em que fracassaram, pois os países não estavam bem preparados para abordar o assunto da salvaguarda em julho e os negociadores estavam exaustos depois de dias de conversas ininterruptas.

A principal razão para o fracasso das negociações em julho foi a grande discordância entre os EUA e a Índia sobre os termos de um mecanismo de salvaguarda que poderia evitar uma inundação de produtos importados em países pobres.

As informações são do jornal Folha de SP, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade