Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: Embrapa e Fundação Bradesco realizam curso de carne e derivados com ovinos para descarte

postado em 01/08/2014

10 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com os criadores de ovinos não é diferente e na maioria das vezes os animais de descarte são vendidos sem nenhuma distinção de corte e a preços bem mais baixos que os animais jovens e de alto rendimento de carcaça. A Embrapa Pecuária Sul, buscando agregar mais valor a este produto, em parceria com a Fundação Bradesco de Rosário do Sul (RS), ofereceu, na terceira semana de julho, o curso de processamento de carne e seus derivados. O curso, além de incrementar a produção, oferece a oportunidade de profissionalização para jovens a partir do Ensino Fundamental, e promove a qualificação de extensionistas, agentes do setor produtivo, e àqueles que trabalham com o processamento da carne e seus derivados.

Com atividades teóricas e práticas, o curso de 40 horas de duração foi montado pela Embrapa e a Fundação por meio de um convênio de cooperação firmado há dois anos, apesar de algumas edições terem acontecido antes da formalização do acordo entre as instituições. Segundo as organizadoras do curso, a pesquisadora Élen Nalério e a analista Citiéli Giongo, ambas da Embrapa Pecuária Sul, os aspectos trabalhados no curso relacionados à qualidade de carcaça e carne foram bem amplos. “Mostramos um panorama do mercado de carne, principalmente a bovina e ovina. Abordamos também os aspectos fundamentais antes e após o abate, para isso visitamos um frigorífico e os 24 alunos puderam acompanhar todo o processo, bem como os métodos de conservação da carne”, explica Élen Nalério.

Processamento de derivados cárneos

Além de ensinar aspectos referentes aos métodos de conservação da carne utilizando exemplares de carcaça ovina, as professoras Élen Nalério e Citiéli Giongo demonstraram como realizar a desossa de uma carcaça e como fazer cortes finos, que valorizam em muito a peça, além da já conhecida chuletagem. As diferentes opções de corte e os derivados oferecem, portanto, outras opções de comercialização para a carne ovina. Segundo a pesquisadora, para confecção dos derivados, foi utilizada a mesma base de formulação aplicada em suínos. “O curso foi muito proveitoso, pois conseguimos fazer vários outros produtos com carne de cordeiro, como linguiças mistas, salame, apresuntado, hambúrguer, nuggets e até mesmo um bacon especial, desenvolvido pelo Laboratório de Carnes da Embrapa Pecuária Sul, que chamamos de oveicon”, conta Nalério.

Uma das alunas do Curso de Carnes e Derivados, Michele Machado, ficou muito entusiasmada com as variedades de produtos que aprendeu a fazer. Atualmente ela é dona de um escritório de contabilidade em Rosário do Sul, mas pretende em breve incrementar sua renda, e abrir uma “linguiçaria” para vender os quitutes. “É muito bom ver as realizações da pesquisa contribuírem para gerar emprego e renda. E esse curso tem justamente esse intuito, ao aliar a revalorização da produção pecuária ovina com a melhoria de vida das pessoas”, aponta a pesquisadora.

As informações são da Embrapa Pecuária Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Delcino Tavares da Silva

Joaquim Távora - Paraná - Produtor de cordeiros
postado em 04/08/2014

Achei oportuno esse curso e temho interesse em propiciar que o geren te de meu criatório de ovinos o faça. Ficarei agradecido se me for enviado como contatar com os organizadores para nossa participiação em etapas futuras desse curso. Delcino Tavares

paulo galeano

Natividade da Serra - São Paulo - biologo de formação - func publico mun
postado em 04/08/2014

muito interessante, pois a minha ideia em criar ovinos é justo trabalhar com cortes especiais e embutidos afim de agregar valores, infelizmente a distancia não ajuda, bom seria se pudéssemos ter este curso em ead.

Ricardo Magrini Kaarsburg

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Produção de leite
postado em 04/08/2014

Muito interessante o curso.  Gostaria de ser avisado de futuras edições para participar.

LUIZ WILSON PARO

Três Lagoas - Mato Grosso do Sul - Produção de gado de corte
postado em 05/08/2014

Moro em TRES LAGOAS MS; queria saber como conseguir material sobre o curso.Ex. vidios.Obigado abraços

Sigfrid Beilfuss

OUTRA - OUTRO - Produção de ovinos de corte
postado em 05/08/2014

Também sou candidato ao referido curso, avisem quando tiver denovo, quero duas vagas.
Sou criador de ovinos em Bossoroca e tenho disponibilidade de participar em Rosário ou na Fundação Bradesco.
Saudações
Sig

Delcino Tavares da Silva

Joaquim Távora - Paraná - Produtor de cordeiros
postado em 06/08/2014

Pela repercussão dos comentários sugiro que o agripoint elabore um curso nos moldes daqueles cursos que já desenvolve. Já sou candidato a participar.

Eduardo Augusto Pereira de Menezes

Pinheiro Machado - Rio Grande do Sul - Produção de leite
postado em 06/08/2014

Gostaria, também, de participar. Sou criador de ovinos.

Francisco Teixeira Lucio

Porto Velho - Rondônia - Ovinos/Caprinos
postado em 08/08/2014

QUE TAL UM CURSO DESSE EM RONDONIA?

Arlete Romeiro

São Paulo - São Paulo - Produção de leite
postado em 20/08/2014

tenho interesse em fazer um curso nesses moldes ,  ! COMO AVISAR COM ANTECEDENCIA  OBRIGADA ARLETE

Neuza Salete Ongaratto

Jacupiranga - São Paulo - Produção de gado de corte
postado em 26/09/2014

Também estou procurando esse tipo de informações técnicas, pois acredito que essa forma de destino dos animais descartes incrementam as vendas e consequentemente receita tanto como também crescimento tecnológico.Gostaria de saber quando vem esse curso para S. Paulo. Obrigado. Neuza

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade