Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: encontro regional incentiva a ovinocultura em Herval

postado em 22/04/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A necessidade de se fomentar a ovinocultura na Zona Sul foi reiterada na última terça- feira (20), em Herval, por produtores e representantes de entidades ligadas ao setor, durante o 1º Encontro Regional de Ovinocultura. A busca constante do desenvolvimento da atividade e da qualificação da produção, em suas diversas etapas, norteou o evento, realizado no Parque do Sindicato Rural e promovido pela Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural e Prefeitura de Herval. Entre as atrações estiveram o concurso de borregas, palestras e o concurso de artesanato em lã ovina.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Lair Corrêa, frisa que o encontro surgiu a partir da demanda dos produtores. "A ovinocultura tem um papel importante no estado e faz parte da cultura do nosso povo, principalmente o pequeno produtor, por isso temos que incentivar essa atividade", diz. O presidente do Sindicato Rural de Herval, João Nilton Medeiros, destaca que, hoje, o município possui dois mil ovinocultores, a maioria de pequeno e médio porte. "Eles são o sustentáculo da ovinocultura da região", afirma.

Ao todo, 25 lotes participaram do concurso de borregas, que premiou a melhor borrega, o lote campeão e o lote reservado campeão de oito raças. Para a assistente técnica regional em Pecuária da Emater/RS-Ascar, Sônia Desimon, o concurso é uma oportunidade de congregar os municípios e permitir que os produtores avaliem seus rebanhos. "Eles saem de suas propriedade, veem o que os outros estão fazendo e aprendem através da observação", destaca. Artesãs de toda a região disputaram também o prêmio de melhor peça de lã ovina, em sete categorias.

Além dos concursos de artesanato em lã e borregas, o Encontro Regional de Ovinocultura promoveu também um seminário sobre sanidade e reprodução ovina e sobre a comercialização de carne e de lã. A meta dos organizadores é tornar o encontro anual.

As informações são da Emater/RS, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade