Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: Governo vai intensificar adesão a programas de irrigação e inspeção de produtos de origem animal

postado em 16/08/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) realizou nesta quinta-feira (15), reunião de coordenadores das Câmaras Setoriais e dos coordenadores regionais da Agricultura. Foi debatida a situação dos municípios gaúchos relativa à adesão aos programas Mais Água, Mais Renda e ao programa estadual de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa) ou ao SUSAF/RS (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

Segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Cláudio Fioreze, na questão da irrigação os dados são positivos: já foram protocolados mais de 1,6 mil projetos que visam aderir ao Programa Mais Água, Mais Renda. Já sobre os Sistemas de Inspeção, a partir de agora, os coordenadores regionais passarão a ter atuação mais próxima dos responsáveis técnicos dos municípios para que haja ritmo mais intenso de adesão ao Sisbi e ao Susaf.

Principalmente em função de que o Governo do Estado, conforme estipulado no Plano Safra 2013/2014, vai repassar recursos a cerca de 100 municípios visando a ampliação do número de solicitações para adesão aos Sistemas.

A coordenadora da Divisão de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria da Agricultura, Ângela Souza, apresentou planilhas com o quantitativo de municípios com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e dos que passaram por capacitação do SIM, oferecida pela Seapa em parceria com a Famurs.

Atualmente, existem no RS cerca de 280 cidades com Serviço de Inspeção Municipal e em torno de mil a 1,2 mil agroindústrias de produtos de origem animal. Elas estão submetidas à Lei Federal nº 7889/89, que restringe o comércio ao âmbito do município.

O objetivo do Sisbi é promover a harmonização e padronização de procedimentos de inspeção de produtos de origem animal entre os serviços federal, estadual e municipal, universalizando-os e permitindo aos SIMs a inserção no sistema e o comércio em todo o País.

No ano passado, entretanto, foi regulamentado o SUSAF-RS, através do Decreto Estadual nº 49340/2012, que possui os mesmos objetivos do Sisbi, porém, concede às agroindústrias registradas nos sistemas municipais, ou consórcios de municípios inseridos no sistema, a comercialização dentro do Estado.

As informações são do Governo do Estado do RS, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

joão jacob alves sobrinho

GOIANIA - Goiás - Produção de leite
postado em 16/08/2013

Senhores,boa tarde
Tenho necessidade de irrigar os piquet´s na fazenda mas não sei onde encontrar informações para tal.
Solicitei um projeto para dois alqueires de piquet,fiquei triste cobraram R$64000,00 Reais,quero um coisa mais simples e funcional.
Se tiverem alguém para orientar-me agradeço.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade