Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: programa da ovinocultura de lã é renovado

postado em 01/09/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Governo do Estado renovou por mais 12 meses o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura de Lã, uma parceria entre a Paramount Têxteis, Embrapa, Emater/RS e as cooperativas de lãs. A assinatura ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na tarde desta quarta-feira (31).

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, o objetivo principal do convênio é garantir a oferta de material genético de qualidade superior para os rebanhos gaúchos. "A iniciativa é importante para melhorar a genética e o aumento da produção de lã no Estado. Como forma de incentivo à ovinocultura, o Governo lançou em janeiro o Programa de retenção de matrizes com objetivo de elevar o rebanho ovino do Rio Grande do Sul", explicou.

Segundo o programa, que vai para a sua sétima edição, a Paramount Têxteis adquire os grandes campeões da Expointer, da raça Corriedale, e os repassa para uso nas principais cabanhas do Rio Grande do Sul. As cabanhas utilizarão grandes campeões de Esteio nas reproduções de seus animais e os carneiros frutos dessas operações serão pagos às cooperativas.

As associações, por sua vez, repassam os animais para os pequenos criadores que não têm condições de adquirir um grande reprodutor. "Desta forma, todos os associados das cooperativas têm o direito de usar os carneiros grandes campeões. Eles vão circulando pelas propriedades ou por meio de inseminação. É a oportunidade de várias cabanhas usarem o mesmo carneiro mais de uma vez durante o ano", explica o coordenador do Programa de Ovinocultura da Seapa, José Galdino Garcia Dias.

Outras medidas para aumentar a produção de lã no Estado estão sendo discutidas por meio da Câmara Setorial de Ovinocultura.

As informações são do Governo do Rio Grande do Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade