Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: São Gabriel faz projeto de incentivo à ovinocultura

postado em 03/01/2008

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Por iniciativa do técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), José Galdino Garcia Dias, criador, veterinário e que está atuando na Secretaria de Agricultura de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, o município está lançando já em janeiro o edital para a aquisição de matrizes e reprodutores ovinos, preferencialmente da raça Corriedale, para a composição de um rebanho que vai servir ao programa de Incentivo à Ovinocultura.

De acordo com Galdino, o projeto conquistou uma verba de R$ 300 mil do Ministério da Agricultura e vai atender a uma clientela de pequenos produtores que tenham no máximo, quatro módulos rurais. Com este valor Galdino afirma que é possível adquirir 3 mil ovelhas de cria e 60 carneiros. Por exigência do projeto, as fêmeas serão adquiridas fora do município, para haver um ganho genético. Já os machos podem ser comprados em São Gabriel.

"Pretendemos organizar os produtores em associações e/ou cooperativas a fim de que possam trabalhar unidos em torno de um produto e do mercado", assinala Galdino. Ele acrescenta que para garantir a funcionalidade do projeto sem prejuízos com os períodos políticos foi assinado um convênio entre o município, a Cooperativa de Lã Tejupá (que vai adquirir a lã), entidade que trabalha com a comercialização cordeiros, de lãs e peles ovinas, e com a Emater-RS.

Galdino complementa que faz parte do projeto o treinamento dos produtores em todos os assuntos relacionados à criação de ovinos para eveitar de entregar animais a quem não entende da atividade. O técnico informa ainda que até o momento já tem, através de levantamento da Emater, mais de 200 produtores interessados. "Creio que é um projeto bom, que vai dar certo e que pode, tranqüilamente, ser implementado em qualquer outro município do País", conclui.

As informações são de Nelson Moreira, da assessoria de imprensa da Arco.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Oscar Boaventura Neto

Aracaju - Sergipe - Estudante
postado em 04/01/2008

Parabenizo aos idealizadores do projeto pela iniciativa, e por acreditarem na ovinocultura e fico aqui em Aracaju-SE torcendo para que o projeto tenha a ascendência esperada e que sirva de exemplo para outros estados.

Arlinda Freitas

São Gabriel - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 04/10/2011

Gostaria de obter informações sobre a participação no projeto de ovinocultura do município

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade