Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Sal mineral: preço cai após 12 meses de alta

postado em 15/12/2008

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Após 12 meses de alta, o preço do sal mineral, item que mais pesa no custo de produção da pecuária, apresentou queda de 0,39% em outubro na média nacional. Este recuo se deve principalmente à redução da demanda por insumos para a produção de alimentos, decorrente da crise financeira mundial.

Apesar da retração, o custo da suplementação mineral acumula alta de 95,65% em 2008, segundo informações dos Ativos da Pecuária de Corte, publicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP). Dos dez estados incluídos na pesquisa, Mato Grosso do Sul registrou a maior desvalorização do sal mineral em outubro, de 7,67%.

O levantamento revela também que o Custo Operacional Efetivo (COE) subiu 0,23% em outubro, depois de registrar ligeira queda de 0,05% no mês anterior. No ano, a elevação do COE é de 30,67%. Já o Custo Operacional Total (COT) teve variação mensal de 0,42%, chegando a 27,74% de janeiro a outubro.

As informações são da Agência CNA, adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

antonio patrus de sousa filho

belo horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 15/12/2008

Lamentável a garnde alta do COE, de 30,67%, e COT 27,74%. Num país de inflação em torno de 6% ao ano, como anuncia o governo. Vamos todos quebrar. Salve-se quem puder!

Alexandre da Silva Prado

Piranguinho - Minas Gerais - Engenheiro Agrônomo - Consultor
postado em 17/12/2008

Apesar de toda alta que sofreu o sal mineral por conta da forte demanda pela matéria prima (principalmente fonte de fósforo) ele não é o item que mais pesa no custo de produção da pecuária, pelo menos da leiteira, representando em torno de 3 a 5% do custo total e em torno de R$ 0,15 a 0,25 / vaca / dia.

Alexandre da Silva Prado
Eng° Agrônomo
Piranguinho - MG

Alcindo Lorenzi

Iporã - Paraná - Produção de leite
postado em 18/12/2008

Precisamos quebrar o monopólio da produção e distribuição do Fósforo! Outra alternativa é incentivar a produção em larga de fósforo através de outras fontes, como ossos, por exemplo.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade