Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SC: pesquisa em ovinocultura de leite está sendo realizada na Estação Experimental de Lages

postado em 18/10/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Estação Experimental da Epagri de Lages, com recursos da Fapesc, trabalha com um rebanho de 50 matrizes da raça francesa Lacaune, desenvolvendo ações de pesquisa nos sistemas de produção de leite ovino e nas tecnologias de seus subprodutos. Com a implantação do sistema semi-intensivo de produção e manejo, o índice de natalidade é de 153,7% e o peso médio ao nascer, de 4,5 quilos. Vale destacar que as ovelhas estão sendo ordenhadas mecanicamente e o leite produzido é utilizado para testes na fabricação de doce de leite e iogurte.

O coordenador do projeto leite ovino, médico veterinário Volney Silveira de Avila, juntamente com a zootecnista Angela Fonseca Rech e os veterinários Cristina Perito Cardoso e Fabiano Zago, pesquisadores da Estação Experimental de Lages, estão inicialmente conduzindo trabalhos nas áreas de formas alternativas de controle das verminoses, sistemas de desmame de cordeiros, alimentação das ovelhas no terço final da gestação e manejo reprodutivo.

O leite de ovelha difere das demais espécies, especialmente pela riqueza dos constituintes, existindo diferenças entre rebanhos. O ambiente, raça, idade da ovelha, estágio da lactação, técnicas de ordenha, estado sanitário, manejo do rebanho e nível nutricional durante a gestação e lactação são fatores que afetam a composição do leite.

A produção de leite ovino pode agregar valor à propriedade rural, pois o leite de ovelhas é mais rico em gordura e cálcio que o de vacas e cabras, o que o torna ingrediente ideal para a fabricação de queijos, doce de leite, iogurtes e sorvetes, além do seu maior valor comercial. Cabe salientar que a gordura é um dos elementos mais importantes, pois tem função nutricional e influencia as características organolépticas, conferindo alta qualidade e sabor diferenciado aos derivados do leite ovino.

As informações são da Epagri SC, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade