Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SE: curso capacita produtores de ovinos e caprinos

postado em 27/10/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com o tema "Como fabricar lácteo a base de leite cabra", a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveram na última segunda-feira, 25, em Malhador (SE), um curso de capacitação dos produtores de leite e derivados da ovinocaprinocultura. Essa atividade faz parte do plano de ação dos Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL), que incentiva a especialização produtiva, interação, cooperação e aprendizagem com atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Para o instrutor do curso, Antônio Andrade, essa atividade permite aos alunos uma participação mais efetiva na produção de leite e derivados. "Cada pessoa sai daqui capacitada para o processamento de leite, aproveitando melhor a produção, levando um produto de qualidade à mesa dos consumidores", afirmou o professor. O médico veterinário Fagner Silveira, que também estava monitorando o curso, declarou que "esta ação permitiu aos alunos a capacidade de fazer diferenciados tipos de produtos, descentralizando a produção de leite de cabra".

A turma se mostrou bastante entusiasmada com as explicações, embora eles já detivessem o conhecimento através da tradição, porém com a necessidade desse curso para as suas capacitações e melhoria do produto. "Esse curso é bom, porque estamos fazendo leite e iogurtes, ampliando nosso campo de produção, trazendo renda e melhorando a vida dos moradores do município de Malhador", afirmou o agricultor local José Reginaldo Oliveira, que é também presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos e Comercialização do Município de Malhador (ASCOM).

A Sedetec cumpre o papel de mobilizar e sensibilizar os empresários, trabalhadores, agentes e atores locais sobre a importância de trabalharem em conjunto, promovendo o desenvolvimento local. Foi com esse propósito que a Gestora do APL - SE, Camila Xavier, coordenou este curso. "Essa capacitação tem como objetivo fortalecer o trabalho, ampliando o leque de produção e mercado desses produtos, tornando-os mais competitivos", explicou a gestora.

Embora apresente o menor rebanho entre os Estados do Nordeste, o governo do Sergipe vem se comprometendo com a atividade, promovendo, além da capacitação, a instalação de ferramentas e maquinários, fortalecendo a economia local e do Estado.

A notícia é da Agência Sergipe de Notícias, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade