Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SP: confinamento coletivo é opção para reduzir custos

postado em 13/10/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Núcleo Sudoeste Paulista de Ovinocultores (NSP), com sede em Avaré/SP, visa reduzir custos de produção de cordeiros, assim iniciou no mês de agosto uma parceria com a Escola Técnica Estadual de Cerqueira César para a implantação do Projeto de Confinamento Coletivo.

De acordo com os diretores do Núcleo, o projeto iniciou com sessenta animais e tem supervisão técnica dos diretores Aristides Garcia, Renato Vilem e Walter Vogt. A intenção do Núcleo é centralizar a produção para a venda em larga escala, com acabamento de carcaça, de acordo com as exigências do mercado atual.

O presidente do Núcleo, Sidney Primos, ressalta ainda que os frigoríficos já manifestaram interesse em adquirir os animais e vieram retirar no local sem custo adicional. Primos esclareceu que a parceria com a Escola Agrícola favorece a capacitação e a qualificação da mão-de-obra regional para o setor, além de preparar alunos para o mercado de trabalho.

Com um rebanho estimado em 17 mil cabeças de ovinos, os agricultores familiares de pequenos e médios produtores rurais da região de Avaré tem na atividade uma excelente oportunidade de aumentar a renda, e diversificar a produção. Por outro lado, a demanda por carne de cordeiro entre a população vem a aumentar e o cordeiro deixa de ser uma carne exótica para estar na dieta do brasileiro.

No Sudoeste Paulista, a ovinocultura ganha espaço entre os produtores rurais pela lucratividade na criação, retorno rápido do capital investido, rusticidade de algumas raças, mercado promissor e por ser uma atividade que se pode desenvolver em áreas não utilizadas para a agricultura de um modo geral.

Ovino Fest 2009

O Núcleo Sudoeste Paulista de Ovinocultores realiza de 9 a 12 de dezembro de 2009, a III Ovino Fest, evento que conta com exposição de cordeiros e ovelhas, leilões e animais de elite e lotes comerciais, palestras técnicas, julgamento das raças, praça de alimentação e a tradicional Queima do Cordeiro, que é um concurso de receitas exclusivas com carne de cordeiro. A direção do Núcleo explica que a Ovino Fest é ranqueada na Associação Paulista dos Criadores de Ovinos - ASPACO e abre o ranking Cabanha do Ano 2010.

Criadores de ovinos interessados em participar do Projeto ou saber mais detalhes sobre o confinamento, podem entrar em contato com a direção do Núcleo através dos telefones (14) 9774.1088 (Tide).

As informações são do jornal Folha de Avaré/SP, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade