Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SP: Paraguaçu Paulista terá frigorífico para ovinos

postado em 30/09/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No final deste ano deverá estar completamente finalizada a construção do frigorífico para ovinos no município de Paraguaçu Paulista (SP), que atenderá diversas cidades da região com problemas com o abate e comercialização desses animais.

Segundo Celina Harume Nishizawa, secretária municipal de agricultura de Paraguaçu Paulista, após levantamento das dificuldades encontradas pelos ovinocultores foram detectados que os principais problemas do setor eram o abate clandestino e a dificuldade na comercialização das carnes. "Para chegarmos à instalação do frigorífico foi um longo trabalho, que começou em 2000 e está finalizando agora".

Só em 2004, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 2007 começou a construção da estrutura física e em 2009 começou o processo de compra dos equipamentos para a instalação final do frigorífico.

Todo esse processo contou com a participação da Associação dos Criadores de Ovinos do Vale do Paranapanema (Ovivale). Segundo Gustavo Ricca, presidente da Ovivale, a ideia foi fazer de Paraguaçu o exemplo para os criadores de outros municípios. Ele explica que são cerca de 300 pequenos e médios produtores de ovinos na região e que apesar de ainda termos poucos integrantes, a Associação, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Casa da Agricultura e Sindicato Rural, realizou diversos cursos, dias de campo e palestras, no sentido de orientar esses ovinocultores quanto à metodologia de produção, manejo dos animais, padronização do custo da carne, entre outros temas.

As informações são da ANCO, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade