Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SP: preços no campo continuam em alta

postado em 20/11/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em nova alta, o índice de preços recebidos (IqPR) pelos produtores agropecuários de São Paulo, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), encerrou a segunda quadrissemana de novembro com variação positiva de 1,44%.

Foi a quinta alta consecutiva. Mas o último levantamento mostra que não foram os produtos de origem vegetal que determinaram a valorização, apesar de subirem 0,29%, mas sim o resultado da média das oscilações no grupo de origem animal, cuja curva ascendente se consolidou e alcançou 3,81%.

Aumentaram os preços recebidos pelos produtores de carne suína (9,09%), bovina (8,28%) e de leite C (2,39%). No caso da carne bovina. "A valorização deveu-se à restrição de animais para abate por parte dos pecuaristas que aguardam um melhor momento para vender o seu produto, frente a uma pressão de demanda oriunda das exportações e do consumo interno", apontaram os pesquisadores.

Por outro lado, houve redução no valor recebido pelos produtores de ovos (4,38%), carne de frango (2,69%) e leite B (2,04%), segundo notícia do jornal Valor Econômico.

Entre os vegetais, as maiores variações positivas observadas foram as do feijão (44,88%), batata (30,12%) e amendoim (10,54%). Os valores recebidos pelos sojicultores tiveram incremento de 7,21%, ao passo que os produtores de milho passaram a ganhar 7,01% a mais.

Recuaram entre os vegetais os preços de algodão (0,72%), arroz (2,46%), banana nanica (23,12%), café (6,67%), cana (1,68%), laranja para indústria (0,15%), laranja para mesa (0,57%), tomate para mesa (39,50%) e trigo (4,93%).

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade