Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

SP: Secretaria de Agricultura não tem substituto definido

postado em 18/04/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um mês após comunicar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que deixaria o comando da secretaria de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, decidiu que não vai esperar a definição de seu substituto e deixará o cargo na segunda-feira (18).

Sampaio ocupou o posto nas administrações José Serra e Alberto Goldman e foi mantido por Alckmin.

É possível que o Palácio dos Bandeirantes defina um nome para substituir o secretário até hoje (18) ou opte por manter, interinamente, o atual secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira Queiroz. A maior dificuldade para a definição do novo secretário é o DEM, que não respondeu se aceitará assumir a pasta.

Na semana passada, o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), o ex-senador Marco Maciel (PE) e o deputado federal ACM Neto (BA) se reuniram com Alckmin e sugeriram o nome do deputado federal Rodrigo Garcia (SP) para o cargo. "As negociações caminharam bem", disse um assessor de Garcia, sem dar detalhes. Com a saída do vice-governador Guilherme Afif Domingos da sigla, rumo ao PSD, o DEM cobra uma pasta pelo apoio histórico dado ao PSDB no governo paulista.

Nos bastidores, o DEM tem pleiteado a secretaria de Desenvolvimento Econômico, ocupada hoje também pelo vice-governador. Caso não tenha sucesso na empreitada, a sigla pode ocupar a Agricultura, apesar dos ganhos políticos limitados que a pasta pode trazer para o Rodrigo Garcia, cuja intenção é ser candidato a prefeito de São Paulo em 2012.

"Faz sentido o Rodrigo Garcia ser secretário de Agricultura, porque ele já foi adjunto, é produtor rural e tem conhecimento do tema", disse uma fonte ligada ao Palácio dos Bandeirantes. O deputado federal foi secretário-adjunto de Agricultura de Antonio Cabrera Mano Filho, que comandou a pasta durante do governo Mário Covas, entre 1995 e 1996. À época, tanto Cabrera como Garcia eram do então Partido da Frente Liberal (PFL), que deu origem ao DEM.

Paralelamente, outros nomes surgem para ocupar a vaga de Sampaio, caso Alckmin não opte por uma escolha política, preferindo técnicos. Entre eles, estão o do presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, o do ex-presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, que já foi secretário de Agricultura na década de 1980, e o do ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes.

A reportagem é da Agência Estado, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade