Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Stephanes: "Pacote não favorece agricultura"

postado em 23/01/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o pacote de medidas anticrise, anunciado ontem (22) pela equipe econômica do governo, não incluirá medidas para o setor agrícola. "Para a agricultura não teremos nada neste pacote. A agricultura vem sendo tratada de forma específica, com política de crédito ou dinheiro para comercialização", afirmou ele.

Para o ministro, a queda de 1 ponto porcentual na taxa básica de juros (Selic), para 12,75% ao ano, definida pelo Banco Central, deverá ter impacto "praticamente nulo" no setor agrícola. "A redução sinaliza uma diminuição geral dos juros, mas os impactos para os consumidores ou para a agricultura são praticamente nulos", disse ele. A agricultura, explicou Stephanes, tem sua dinâmica e taxa de juros próprias.

Ele comentou, ainda, que os R$ 2 bilhões para ajudar as cooperativas agrícolas a comercializar a safra deverão ser liberados nos próximos 10 a 15 dias. "Em princípio, os recursos para comercialização da safra, com exceção das cooperativas, já estão equacionados". Ele ressaltou que talvez o Banco do Brasil precise de um pouco mais de recursos. "Mas isso já está em pauta e esperamos que não faltem recursos para venda da safra", afirmou o ministro.

Stephanes observou que a expectativa para safra de grãos deste ano é de redução de 7% a 8%, em virtude da diminuição o uso de tecnologia no campo e da estiagem no Sul de País. "Mas devemos lembrar que essa redução ocorre em relação ao ano anterior, quando a safra cresceu 9%. Assim é uma queda suportável", disse.

As informações são de Leonardo Goy para o jornal Estado de SP, adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade