Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Stephanes: PIB agrícola em 2010 deve crescer 8%

postado em 12/03/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou, nesta quinta-feira (11), que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária deve crescer 8% em 2010. Segundo ele, o valor está acima do estimado para o PIB do Brasil. "Quando se olha a agricultura num horizonte de médio prazo, a atividade tem um desempenho extremamente positivo", disse Stephanes.

Ao comentar a queda, em 2009, de 5,2% do PIB do setor, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ministro explicou que a agricultura não apresenta o mesmo comportamento de outros setores da economia, como indústria, comércio e serviços, por conta de sua sazonalidade. "Em determinados anos, temos problemas climáticos e queda no valor, o que, normalmente, é recuperado nos anos seguintes. Tanto que, na média, a agricultura cresce em números bem superiores ao PIB brasileiro", argumentou.

Ele deu o exemplo dos dois últimos anos, quando o crescimento registrado no setor, em 2008, foi próximo de 9% e, no ano seguinte, houve queda de cerca de 6% em função da seca e da chuva, que prejudicaram as colheitas de soja, milho e trigo. Com a previsão de alta para 2010, o ministro acredita que haverá uma "compensação".

As informações são do MAPA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade