Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

TO: rebanho de ovinos cresce 20,8% em 2009

postado em 09/04/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O número de ovinos criados no Tocantins aumentou de 93.169 em 2008 para 112.578 em 2009. O crescimento foi de 20,83%, índice dez por cento maior que a média anual registrada desde 2002, quando o rebanho era de 35.888 animais.

Segundo o gerente do Programa de Sanidade de Caprinos e Ovinos, Jefferson Pessoa, o aumento se deve a vários fatores, entre eles, uma tendência nacional. "Em todos os estados há um crescimento do consumo da carne ovina, com a inclusão do prato no cardápio de festas populares, por exemplo", explica o médico veterinário, acrescentando que muitos produtores estão considerando a criação rentável e estão investindo.

Apesar de o crescimento ser considerado positivo, o Tocantins ainda está engatinhando no mercado de produtos ovinos. Exemplo disso é que tudo que é produzido aqui abastece somente o mercado interno, não sobrando nada para a exportação. "Só temos um frigorífico autorizado para abater ovinos e caprinos e não há produto para justificar o abate em grande escala", comenta o médico.

Para solucionar o problema, Jefferson aponta que os produtores deveriam juntar suas forças em associações. "Dessa forma poderiam comprar insumos com maiores descontos e trabalhar em sistema de confinamento, podendo oferecer mais animais, com mesmo peso e idade ao frigorífico. Isso se chama uniformização dos lotes", conta.

Além disso, os produtores precisam estar atentos para as especificidades da criação, que exige maior manejo sanitário. "São animais bem diferentes dos bovinos, por exemplo, são mais sensíveis a verminoses; precisam ser recolhidos ao entardecer, entre outros cuidados", disse.

Já a criação de caprinos tem crescido de forma mais lenta. Isto porque o mercado para seus produtos, carne e leite, ainda é pequeno. Em 2008 foram registrados 16.988 animais e 17.950 em 2009, ou seja, aumento de 5,66%.

As informações são da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade