Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Tosquia de lã no RS chegará a 70% até dezembro

postado em 11/12/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Notícia do Correio do Povo/RS informou que os criadores gaúchos de ovinos estão fechando o ano com a tosquia de 70% do rebanho. A safra, que segue até fevereiro, deve resultar em 10 milhões de quilos de lã, oriundos de 3 milhões de exemplares.

O maior problema é a queda do preço no mercado internacional e a redução na cotação do dólar. Segundo o presidente da cooperativa de lã Tejupá, de São Gabriel, Carlos Cleber Dias Leal, em relação a 2002/03, o preço dolarizado sofreu redução de aproximadamente 10%. Além disso, a cotação da moeda norte-americana caiu de R$ 3,60 para cerca de R$ 2,15. "Como trabalhamos com margem, a queda é prejudicial para todos. Só é boa para o importador", comentou. Cerca de 90% da lã gaúcha é exportada, principalmente para a União Européia.

Outra dificuldade enfrentada pelos criadores é o contrabando. "Se produzimos cerca de 10 milhões de quilos e os dados oficiais dão conta de que 8 milhões são exportados, onde estão os outros 2 milhões de quilos?', questionou Leal, acreditando que parte da produção é levada para o Uruguai, sem ser declarada. "É receita que sai do Brasil. Quem ganha são os uruguaios", afirmou.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade