Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

UE adota novos requerimentos para testes de EETs

postado em 05/07/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Comissão Européia está fazendo emendas às provisões da União Européia (UE) para encefalopatias espongiformes transmissíveis (EETs) em ovinos e caprinos, segundo reportagem do site MeatNews.com.

A nova legislação torna os requerimentos de monitoramento e erradicação de EETs mais flexíveis e equilibrados, enquanto garante que o atual nível muito alto de proteção ao consumidor seja mantido.

O monitoramento muito intensivo de EETs em ovinos e caprinos vem sendo feito desde 2005, mas nenhuma incidência da doença foi detectada nestes animais neste período.

A Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) também não mostrou evidências de nenhuma ligação entre o scrapie (a EET mais comum em pequenos ruminantes) e qualquer doença humana. Por causa disso, as severas medidas que foram colocadas em prática na UE para monitoramento e erradicação de EETs em ovinos e caprinos não estão mais sendo vistas como proporcionais e a Comissão tem revisado estas medidas, tornando-as mais direcionadas, mais baseadas no risco e menos pesadas para os produtores e operadores de fazendas.

Os testes altamente intensivos de EETs em ovinos e caprinos serão ajustados e o número de testes que terão que ser feitos nestes animais retornarão aos níveis de antes de 2005. As determinações de abate de todo o rebanho após a detecção de um caso de EET foram ajustadas para reduzir abates em massa desnecessários que podem ter severas conseqüências sociais e econômicas.

Provisões mais claras para medidas a serem tomadas quando um caso incomum ou atípico de EET é encontrado em ovinos e caprinos também estão presentes na legislação. As regulamentações foram sancionadas pelos estados da UE no Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal em abril e entraram em efeito em primeiro de julho de 2007.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade