Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

UE confirma oito sorotipos da doença da língua azul

postado em 19/11/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A União Européia (UE) confirmou oito sorotipos diferentes da doença da língua azul circulando pelo continente, levando ao abate milhares de animais, sobretudo ovinos. A UE defende que essa variedade impede que se enfrente com máximas garantias o vírus - já que cada um dos diferentes sorotipos precisa de uma vacina específica - e as autoridades sanitárias européias não escondem seu medo de que haja uma disseminação.

Teme-se que o mosquito transmissor da doença continue passando de um país a outro em busca de climas mais quentes para se manter vivo e foi dado início a uma cruzada para tentar que os diferentes tipos não se misturem, evitando assim pôr em risco as medidas de controle que estão sendo tomadas.

Na Espanha, a última zona afetada foi Guipúzcoa, onde já foi encontrado o sorotipo 1, enquanto em Andalucía, Extremadura e Castilla La Mancha, foram encontrados os tipos 1 e 4. No Norte da Europa, foi encontrado o sorotipo 8 e na Itália, foram confirmados cinco tipos diferentes de sorotipos (1, 2, 4, 9 e 16).

Segundo o presidente do Colégio de Veterinários da Espanha, Juan José Badiola, o mosquito que afetou há alguns anos as Ilhas Baleares "chegou a terras espanholas após voar mais de 500 quilômetros procedente da italiana Cerdeña". De fato, especialistas entomológicos não descartam que o mosquito que entrou em Guipúzcoa seja procedente do Norte da Europa ou seja o mesmo que tenha afetado outras zonas do país.

A reportagem é do Eldiadecordoba.com.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade