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Uruguai: exportações de lã cresceram 42,2% até out

postado em 24/11/2010

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O engenheiro Javier Frade, do Secretariado Uruguayo de la Lana (SUL), elaborou um relatório sobre as exportações do setor ovino do Uruguai, onde consta que, de primeiro de novembro de 2009 a 31 de outubro de 2010, o país obteve um valor de US$ 337,1 milhões em exportações de produtos do setor ovino, incluindo lãs e produtos de lã, carne ovina, peles e ovinos em pé. Esse valor representa um aumento de 24,4% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Cerca de 71,8% das exportações dos produtos do setor ovino do Uruguai corresponderam à lã e produtos de lã, que totalizaram quase US$ 242 milhões, aumentando 42,2% com relação ao período de novembro de 2008 a outubro de 2009. As exportações de carne ovina totalizaram US$ 86,3 milhões, aumentando 15%. As peles ovinas totalizaram US$ 5,5 milhões e tiveram um aumento de 79,7% e os ovinos em pé baixaram 48,3%, totalizando US$ 3,4 milhões.

As exportações durante outubro de 2010 foram 64,4% superiores às do mesmo mês do ano anterior, totalizando US$ 16,4 milhões.

Em termos de volume físico, durante os últimos 12 meses, o Uruguai exportou um total de 62 milhões de quilos de lã equivalente base suja, 24,8% a mais que no mesmo período do ano anterior. Analisando em termos de valor, as exportações de lã suja, lavada e cardada totalizaram US$ 204,6 milhões, o que implica em um aumento de 55,3% com relação ao período de novembro de 2008 a outubro de 2009.

O Uruguai exportou lã a 55 destinos e o principal continuou sendo a China, que comprou 54,1% do total e registrou um aumento de 50%. Em seguida vieram Alemanha (11,3% do total), Itália (9%), Turquia (7,1%) e Índia (4,7%).

Em termos de lã suja, a China comprou 85,4% do total, seguida pela Índia (12,9%). Nessa subcategoria, observa-se um aumento nas compras da China (102,4%) e Índia (874%) para o mesmo período do ano anterior. No setor de lã lavada, a China comprou 61,7% do total, seguida por Índia (14,1%), Itália (11,3%), México (2,8%), Tailândia (2,2%), Brasil (1,7%), Alemanha (1,6%), Estados Unidos (1,5%). Nessa subcategoria, o destino mais importante aumentou suas compras em 157%, enquanto entre os demais destinos mencionados, destacou-se o crescimento das compras registradas pelo México e pelo Brasil, de 520% e 241%, respectivamente. No setor de lã cardada, a China comprou 40,7% do total, registrando um aumento com relação ao mesmo período do ano anterior de 14,7%, seguida em importância pela Alemanha (16,7%), que aumentou suas compras em 42,5%.

A reportagem é do Larepublica.com.uy, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

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