Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Uruguai pede missão da UE para ovinos

postado em 11/06/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As autoridades sanitárias uruguaias começaram a fazer contatos com seus pares da União Européia (UE) para negociar a entrada de carne ovina com osso neste mercado, considerado fundamental para conseguir a abertura de outros.

De acordo com o jornal uruguaio El País, o diretor de Serviços Pecuários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Francisco Muzio, confirmou que durante a última assembléia anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), celebrada em Paris na semana passada, o Uruguai solicitou às autoridades sanitárias européias o envio de uma missão técnica que permita iniciar o processo para a entrada deste tipo de carnes.

Atualmente o Uruguai tem uma cota de entrada na UE de 5.300 toneladas de carne ovina sem osso. Os únicos países aos quais o Uruguai pode exportar carne ovina com osso são Rússia e Brasil, ainda que até o momento as vendas ao mercado russo têm sido marginais e um pouco mais fluidas no caso do Brasil, que compra todos os cordeiros pesados produzidos, além de cortes de animais adultos.

Neste sentido, Muzio adiantou que o chefe de Serviços Sanitários da Rússia enviou ao ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, José Mujica, um pré-anúncio de que a recente missão técnica de seu país foi satisfatória e somente aguarda uma resposta oficial para ampliar o comércio para a venda direta ao público de carne ovina e miúdos.

Por outro lado, Muzio disse que foram feitos contados com a delegação dos Estados Unidos que confirmou que do ponto de vista técnico, todas as expectativas foram cumpridas para a entrada de carne ovina uruguaia nos EUA e a única coisa que falta é o processo burocrático, que não se estenderia para além deste ano. Esta será uma grande conquista para o Uruguai, que espera ansioso a abertura.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade