Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

ARCO divulga número de ovinos que participarão da Expointer 2013

postado em 15/07/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) divulgou o número de animais que irão participar da edição da Expointer 2013. Neste ano, serão 892 exemplares das raças, distribuídos em: Merino Australiano (16); Ideal (43); Corriedale (64); Romney Marsh (22); Hampshire Down (93); Texel (254); Ile de France (126); Suffolk (124); Santa Inês (24); Bergamácia Brasileira (4); Poll Dorset (46); Dorper (39); Crioula (33) e White Dorper (4). A programação de julgamentos inicia-se no domingo, dia 25 de agosto, pela manhã, com o julgamento das raças Texel (pista 12) e Suffolk (pista 13).

O número de inscritos, apesar de um pouco menor que a edição de 2012 - mais precisamente 51 animais a menos - ainda é considerado "muito bom" pela entidade e faz movimentar o setor durante os nove dias do evento, pois, além dos julgamentos, as Associações Promocionais de Raças fazem suas programações paralelas, remates, reuniões, encontros e comemorações, levando em conta que a Expointer é uma das maiores vitrines do agronegócio e da ovinocultura da América Latina.

Bergamácia Brasileira

Um dos destaques desta edição fica por conta da participação de animais da raça Bergamácia Brasileira, quatro exemplares do criatório de Edson Duarte Dias e Carla Dias (Cabanha Santa Rita), da cidade Nova Esperança, no estado do Paraná. A raça não tem histórico de participação na Expointer, pois, a última vez, foi em 2010, com o julgamento de dois animais da mesma cabanha. Dias, que faz o controle da raça, desde 2006, destaca nela a extrema habilidade materna, a produção do leite, além de ser uma raça muito resistente. “São muito resistentes a verminoses e extremamente rústicos”, destaca Dias, que salienta também a possibilidade da união de criadores para formação de uma associação promocional da raça.

O jurado da raça Bergamácia será o inspetor técnico da ARCO, Márcio Oliveira, que julgará, também, as raças Santa Inês, Dorper e White Dorper.

Outras raças

A raça Texel trará 254 animais e o jurado será o uruguaio Vinício Mazzei. Já a Associação Brasileira de Criadores de Ideal promoverá o tradicional Ideal Moda Fashion, que terá sua 10ª edição no dia 28, às 15h, no Boulervard. A produção do desfile fica por conta de André Guerra. A raça Ideal terá como jurados Pablo Masselo do Uruguai e Lauro Mandarino Fittipaldi e o julgamento dos 43 exemplares será no dia 27.

A raça Ile de France comemora 40 anos nesta Expointer e uma das novidades deste ano é a presença do jurado francês Yves Lamaire. Junto com Lamaire, o técnico João Vasco Alves, que apontarão os campeões Ile de France da Expointer 2013, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Para o presidente da ARCO, Paulo Afonso Schwab, o histórico da participação de ovinos na Expointer sempre é bom. “Temos mantido bons números de participação e de comercialização e isso com certeza se repetirá em 2013”, diz o presidente, que ainda ressalta o excelente trabalho das associações promocionais e estaduais.

As informações são da Folha do Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade