Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: feira fortalece ovinocaprinocultura no sertão

postado em 20/08/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O município de Quixadá, distante 158 quilômetros de Fortaleza, realiza até o próximo domingo (23) a 32ª edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará, a Expocece. O evento é um dos mais tradicionais do Sertão Central cearense e deve gerar mais de R$ 600 mil em negócios.

Participam da exposição aproximadamente 400 produtores e expositores de vários estados do Nordeste, reunindo cerca de seis mil animais de diversas raças, como Saanen, Boer, Anglonubiana, Alpina Americana, Morada Nova, Rabo Largo e Santa Inês. Os organizadores esperam a participação de um público de 16 mil visitantes. A abertura oficial da Expocece aconteceu nesta terça-feira (19).

A cada edição, a Expocece apresenta inovações tendo como objetivo o fortalecimento e o desenvolvimento do setor de agronegócios da região. Paralelamente à exposição, realiza-se o I Encontro da Ovinocaprinocultura Leiteira do Estado do Ceará, que visa a integração dos agentes da cadeia produtiva.

O grande destaque da programação é a fabricação artesanal de um queijo de cabra de 100 quilos. O criador de ovinos e caprinos Beto Macário, que já participou de várias capacitações promovidas pelo Sebrae/CE, é o técnico responsável pela fabricação do queijo. Segundo ele, será o maior queijo de cabra do Nordeste. "O processo levará em torno de 12 horas e o queijo será fabricado dentro das normas de higiene e manipulação de alimentos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", explica. O queijo começa a ser feito na sexta-feira (21) e no sábado (22) ele será degustado pelos visitantes da feira.

Dentro da feira há um espaço gastronômico onde o público pode experimentar os mais variados pratos da culinária nordestina - como churrascos, buchadas e sarapatel - elaborados com carne e outros derivados de caprinos e ovinos. Os restaurantes e quiosques do espaço gastronômico receberam consultoria do Sebrae/CE sobre boas práticas nos serviços de alimentação, segurança alimentar, higiene pessoal e do ambiente e atendimento ao cliente.

O Sebrae/CE está presente no evento também com o Bodemóvel, equipamento onde médicos veterinários oferecem consultas itinerantes e tiram dúvidas dos produtores de caprinos e ovinos. Outro espaço dedicado aos pequenos empreendedores rurais é a Bodega Rural, onde 60 produtores expõem seus produtos.

A Expocece é realizada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece), em parceria com o Sebrae/CE, a Prefeitura Municipal de Quixadá e o Governo do Estado.

Serviço:
XXXII Expocece
De 18 a 23 de agosto
Parque Valdir do Couto Dinelly, em Quixadá (CE)
Informações - (88) 3412-2427 ou 3412-5122
Escritório do Sebrae em Quixadá (88) 3412-0991
Sebrae/CE - (85) 3255-6600

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade