Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: negócios no Tejubode devem ultrapassar R$ 1,5 milhão

postado em 25/07/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O município de Tejuçuoca, a 155 quilômetros de Fortaleza, localizado no Vale do Curu, sedia a partir do dia 29 de julho até o dia 31 a X edição do Tejubode, uma das maiores feiras agropecuárias do Norte e Nordeste. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a Prefeitura de Tejuçuoca realiza o evento, que acontece no Parque Joãozão. A abertura acontecerá às 16 h do dia 29 de julho, com a presença do prefeito Edilardo Eufrásio e participação de várias autoridades do setor agropecuário do Estado.

A tradicional feira de ovinos e caprinos espera atrair um público de 90 mil pessoas nos três dias de evento. A estimativa é dos organizadores que apostam, ainda, no volume de negócios acima de R$ 1,5 milhão. Para o prefeito Edilardo Eufrásio, o Tejubode tornou-se "um dos maiores eventos do Brasil". "Esta festa projeta a cidade, aquece a nossa economia, viabiliza a abertura de novos negócios, gera emprego, anima a cidade e revela o caprino como principal mercadoria do semiárido nordestino. A festa ganhou fama e a cada ano que passa só tem crescido", diz.

O Tejubode contribui também para o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar. "A feira foi fundamental no processo de desenvolvimento da cidade que, descobriu na criação de ovinos e caprinos, uma nova fonte de renda. O comércio cresceu, assim como o artesanato do couro e o turismo ecológico", salienta o gestor municipal.

Culinária do bode

Este ano, quem visitar a cidade de Tejuçuoca vai poder conferir pratos típicos produzidos pela culinária feita pelos integrantes da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos. Segundo a Presidente e tecnóloga do Bolsa Bode, Carla Lima, 12 pessoas estão produzindo linguiça, hambúrguer e cafta com carne de ovinos e caprinos. "São produtos preparados a partir de animais de descarte. Todos esses embutidos estão sendo produzidos com o apoio da Prefeitura e esperamos aumentar a produção", explica Carla Lima.

Projetos na feira

Durante os três dias do evento, a Prefeitura apresentará projetos que estão mudando a vida no campo. O Bolsa Bode, que está na segunda turma, tem como objetivo realizar a expansão do rebanho de Tejuçuoca, onde o projeto conta com a participação de 20 jovens com idade de 18 a 25 anos, com o apoio das famílias residentes na zona rural.

Para mais informações entre com contato pelo telefone (85) 3323-1156.

As informações são do Diário do Nordeste, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade