Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Henrique Luís Tavares, do CRMV-SP, fala sobre desafios e oportunidades para o Zootecnista

postado em 13/05/2010

6 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 



Em comemoração ao dia do Zootecnista, entrevistamos Henrique Luís Tavares, Presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina veterinária do Estado de São Paulo, que falou um pouco sobre a Zootecnia, os desafios e oportunidades da profissão.

Henrique Luís Tavares é Zootecnista formado pela UFRRJ, natural e residente em São Paulo/SP. Zootecnista da Fundação Parque Zoológico de São Paulo e Presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina veterinária do Estado de São Paulo.


AgriPoint: Qual o principal desafio/problema da profissão de zootecnista hoje?

Henrique Luís Tavares:
A Zootecnia congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover e controlar a produção e a produtividade dos animais domésticos e silvestres, bem como a tecnologia dos produtos de origem animal.

O Zootecnista é o profissional de nível superior capaz de gerar e aplicar conhecimento científico na criação racional de animais, usando a sua máxima produtividade, contribuindo para melhoria da qualidade de vida do homem sempre respeitando a natureza.

Infelizmente ainda há muita falta de conhecimento da sociedade e do governo sobre as competências e atribuições do profissional Zootecnista.

Por isso é importante que os profissionais sejam mais unidos e pró ativos, devendo trabalhar como agentes políticos, econômicos e sociais propagando pela elevação, progresso e aprimoramento continuo da zootecnia no país, utilizando dos meios de comunicação disponíveis para divulgar ou difundir informações que, no âmbito de nossas atividades profissionais, sejam de interesse da sociedade.

AgriPoint: Em relação ao campo de trabalho, quais as oportunidades devem surgir nos próximos anos para o Zootecnista?

Henrique Luís Tavares:
Hoje o mercado de trabalho do zootecnista é promissor. O meio rural brasileiro vem sofrendo um processo de modernização que tem levado as empresas agropecuárias a buscarem mecanismos que as tornem mais competitivas no mercado. A elaboração, orientação, execução e gerenciamento de projetos agropecuários adequados às diferentes situações, de forma a aumentar a eficiência na produção animal e na comercialização de produtos, é um campo de trabalho crescente na Zootecnia.

Além da orientação técnica e serviços de extensão rural a produtores e empresas agropecuárias, o Zootecnista atua no desenvolvimento de pesquisas, tanto em órgãos governamentais quanto na iniciativa privada. Outro mercado favorável é encontrado nas fábricas de rações e suplementos, indústrias da carne e do leite, cooperativas, associações de criadores e empresas ligadas à inseminação artificial e transferência de embriões. Trabalha, ainda, na direção de instituições de ensino e na regência de disciplinas ligadas à produção animal, em Universidades e no Ciclo Médio.

Nos últimos anos a preocupação ecológica da sociedade mundial e de alguns governos em relação a demanda por uma maior qualidade ambiental tem levado empresas e órgãos a contratarem Zootecnistas para responder tecnicamente por essas exigências, estabelecendo padrões de produção, condizentes com a proposta de sustentabilidade. A exploração de animais silvestres nativos e exóticos no Brasil também são atribuições dos Zootecnistas, profissionais capacitados tecnicamente a atuar na criação comercial e conservacionista da fauna, dentro da legislação vigente e de princípios éticos da criação, preservação e bem-estar animal. Nesta área de animais silvestres e gestão ambiental, o Zootecnista tem encontrado colocação trabalhando em zoológicos (nutrição, manejo, instalações, etc.), reservas ecológicas (ecoturismo, projetos de preservação ambiental, dentre outras) e na produção de animais silvestres (jacarés, capivaras, queixadas, perdizes, tartarugas e outros) ou exóticos (javalis, avestruzes, etc.).

O Zootecnista tem ampla consciência de seu papel no desenvolvimento sustentável, não só sob o aspecto produtivo e ambiental, mas também pelo ponto de vista econômico e social, e prima pela responsável atuação na mitigação das diferenças sociais.

AgriPoint: O que o CRMV-SP tem feito para alinhar a formação do profissional e as necessidades do mercado?

Henrique Luís Tavares:
Somos no Estado de SP mais de 3000 zootecnistas inscritos no conselho, tendo 12 Instituições de Ensino Superior de Zootecnia.

Possuímos no Estado várias instituições de pesquisa da área de zootecnia e um importante contingente de mão-de-obra qualificada.

A atual gestão do CRMV SP tem demonstrado uma administração participativa e de compromisso com a Zootecnia, por apoiar às metas e as ações propostas em prol dos zootecnistas pelas Comissões Técnicas dando credibilidade e igualdade nestas ações, onde podemos destacar:

• O planejamento, avaliação, análise, orientação, assessoramento, reformulação e encaminhamento para execução todos assuntos técnicos envolvendo a Zootecnia no Estado, o interesse da classe e os demais assuntos relacionados à Zootecnia;
• Deliberação eficiente sobre as questões oriundas do exercício das atividades afins da zootecnia;
• Campanha de valorização profissional;
• Representatividade Igualitária dentro das Comissões que tratam de assuntos pertinentes à zootecnia;
• Participação das Comissões de Zootecnistas na elaboração da Resolução e do Manual de Responsabilidade Técnica para a formulação de propostas para o aperfeiçoamento nos campos de atuação dos Responsáveis Técnicos Zootecnistas, atualizando os procedimentos e as normas técnicas do Manual que devem ser cumpridos no Estado. Revisão das normas legais para não conflitar com os aspectos científicos, técnicos e profissionais que constitui a profissão do Zootecnistas;
• Criação da Comissão de Ensino da Zootecnia de São Paulo, uma vez que o Estado possui o maior número de Entidades de Ensino de Zootecnia do país. Esta Comissão é composta por membros representativos do meio acadêmico com a missão de fiscalizar e orientar as ações, diretrizes e bases de ensino nas 12 Universidades que possuem o curso de zootecnia, além de acompanhar a abertura de novos cursos e fazer a avaliação curricular sempre zelando pela qualidade dos cursos de graduação de zootecnia de São Paulo.

AgriPoint: O que mudou na formação do zootecnista nesses mais de 40 anos desde a criação do primeiro curso no Brasil?

Henrique Luís Tavares:
A temática contemporânea e as novas demandas impuseram à Zootecnia outras dimensões do trabalho.

Até a década de 1980, a antiga denominação de GRADE curricular do ensino de Zootecnia era composta de:

• 40% de disciplinas do ciclo básico;
• 60% de disciplinas entendidas como profissionalizantes.

As Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Zootecnia mudaram esta concepção (resolução CNE/MEC nº 04 de 02 de fevereiro de 2006), pois ela conta com uma matriz curricular moderna e ajustada às necessidades do mercado, de forma a instrumentalizar e desenvolver habilidades profissionais relacionadas à promoção e ao controle da produção e da produtividade dos animais úteis ao homem, seja com fins alimentares ou de preservação, lazer e companhia. Também visa ao aprimoramento e à aplicação de tecnologias no desenvolvimento de produtos de origem animal, à sustentabilidade do meio ambiente, e, de forma privilegiada, à intervenção nas cadeias produtivas animais, contribuindo para uma maior eficiência do agronegócio.

A Resolução04/2006 promove maior significado dos conteúdos programáticos estratégicos tendo em vista os novos perfis, atitudes, habilidades e competências desejáveis ao Zootecnista.

Hoje deseja-se um profissional de atuação na mais ampla acepção de Zootecnia como ciência independente e de vanguarda.

O projeto pedagógico do curso deve observar tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica que permitirá ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação, tomada de decisão e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A evolução técnico-científica na área de abrangência da Zootecnia e a abertura de novos mercados, tanto nacionais mas também internacionais, proporciona um crescente interesse pela formação e absorção destes profissionais no mundo do trabalho. Até o início do ano 2000 o Brasil contava 35 cursos superiores de Zootecnia, hoje são mais de 100, distribuídos em faculdades e universidades de todas as regiões do país.

AgriPoint: O que o CRMV-SP tem feito e pretende fazer nos próximos anos para melhorar a formação e trabalho do zootecnista?

Henrique Luís Tavares:
Propor e apoiar as alterações das leis que se tornarem necessárias, principalmente as que visem a melhorar a regulamentação do exercício da profissão do zootecnista; sensibilizar os setores que trabalham com a zootecnia e autoridades públicas para a necessidade de aumento de recursos humanos para o desenvolvimento deste tipo de trabalho e abertura de novos concursos públicos; aprofundar a visibilidade e a consequente inserção do Zootecnista nas políticas públicas de maneira a possibilitar que este profissional de alto valor para o desenvolvimento do país possa se integrar mais profusamente na estrutura funcional de órgãos públicos e privados voltados para o agronegócio ou preservação das espécies.

As ações em prol da Zootecnia no que diz respeito à melhoria da formação e do trabalho profissional têm que ter a participação efetiva de todos Zootecnistas e futuros profissionais. Temos o dever de valorizarmos nossa classe preservando os princípios e ética da profissão. A profissão da Zootecnia está descaracterizada e precisamos nos fortalecer perante a sociedade que tanto necessita de nossos conhecimentos.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Marribe Síria Cardena

Mirassol d'Oeste - Mato Grosso - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 17/05/2010

Muito bem senhor Henrique Luís Tavares, vejo que o senhor esta muito mais otimista e engajado com nossas lutas que o nosso presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária .
Almejo que possamos ter presidentes assim em todo território brasileiro e logo logo estariamos muito mais fortalecidos.

Obrigada!!!!

Raquel Caputo

Brasília - Distrito Federal - Instituições governamentais
postado em 18/05/2010

PARABÉNS! AGORA SIM UMA ENTREVISTA COM INFORMAÇÕES REAIS!

Wendell José de Lima Melo

Campina Grande - Paraiba - Estudante
postado em 18/05/2010

Caro Henrique,

Foi um show sua entrevista, adorei suas respostas e as ações que vocês de São Paulo estão desenvolvendo. Estão todos de parabéns, fiquei muito feliz. O que não posso dizer sobre a entrevista concedida pelo Sr. Benedito Fortes. Você, sim, sabe o que é a ZOOTECNIA e a força que ela tem.

Abraços,

Wendell Lima

Diego Augusto Campos da Cruz

Cerquilho - São Paulo - Zootecnista
postado em 26/05/2010

Parabéns pela entrevista, e principalmente por conhecer a Zootecnia

Esta é a real situação da Zootecnia no Brasil. Promissora e vencedora.
Participamos realmente um mercado com grandes perspectivas .... Pena que isso incomode algumas pessoas (Presidente da CFMV, nosso "maior representante"), mas fico feliz em saber que temos o jovem Henrique Luíz Tavares do nosso lado, lutando para que haja a regulamentação do exercicio da Zootecnia por ZOOTECNISTAS.

Obrigado caro Henrique, você é o real representante desta classe.

ELDER SOARES ROSA

Dourado - Mato Grosso do Sul - Estudante
postado em 09/06/2010

Muito boa a entrevista isso traz um otimismo para os acadêmicos do curso e um fortalecimento do nosso curso..

Obrigado Henrique por defender nossa classe...Valeu...

yuri alves tavares

Itapetinga - Bahia - Indústria de laticínios
postado em 19/06/2010

Gostei muito dessa entrevista isso mostra a verdadeira situação de nossa categoria.Parabéns.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade