Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Entrevista com Duale Entreposto de Carnes LTDA.

postado em 15/10/2010

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nesta semana, o FarmPoint entrevistou Bruno Fonseca Sodré e Alexandre Sousa Simões, sócios da Duale Entreposto de Carnes LTDA. A missão da empresa é fomentar a ovinocultura em todo o país, estimulando principalmente a produção comercial de ovinos e o consumo de carne de cordeiro. Na entrevista, os sócios divulgam a linha de produtos da Duale Alimentos, comentam sobre as tendências do mercado consumidor de carne ovina e citam os objetivos do projeto de incentivo a produção de carne ovina.

FarmPoint - Qual é a missão da Duale Alimentos

Bruno/Alexandre - Nossa missão é fomentar a ovinocultura em todo o país, estimulando principalmente a produção comercial de ovinos e o consumo de carne de cordeiro, divulgando suas qualidades e benefícios. Como consequência, pretendemos tornar a marca uma referência como fornecedora de carne de cordeiro e leitões, com cortes padronizados de máxima qualidade e apresentação. Queremos criar em cada região que atuamos, dispositivos de incentivo para a produção comercial de carne de ovinos.

Figura 1 e 2 - Alexandre Sousa Simões, sócio da Duale Entreposto de Carnes LTDA e Bruno Fonseca Sodré, médico veterinário, gestor rural e sócio da Duale Entreposto de Carnes LTDA.



FarmPoint - Qual é o histórico da empresa e quais são os principais objetivos?

Bruno/Alexandre - Após 5 anos atuando na criação e seleção de ovinos, a Duale vislumbrou a necessidade de entrar no seguimento de comércio de alimentos, para oferecer ao mercado produtos que aliem sabor diferenciado, qualidade, padronização e praticidade. Este processo de mutação de propriedade rural para empresa alimentícia ocorreu em meados de 2007. Em 2010, passamos a industrializar leitões complementando nosso mix de produtos. Neste ano também decidimos ampliar nossa participação no mercado e criamos, em parceria com a Nova Era Agronegócios, um PROGRAMA DE INCENTIVO A PRODUÇÃO DE CARNE OVINA. Este programa visa entre outras coisas dar sustentabilidade econômica ao setor produtivo, tornando mais atrativa e segura a atividade rural, e a partir deste projeto, diminuir ou se possível eliminar a necessidade de importarmos carne de países produtores. Nosso objetivo a partir dessa nova perspectiva de mercado é melhorar ainda mais nossos serviços, aumentar nossas linhas de produtos oferecidos e sobretudo criar um vínculo sólido e duradouro com os produtores rurais integrados ao nosso programa de produção.

FarmPoint - Quais são os produtos da linha de carne de cordeiro que vocês comercializam?

Bruno/Alexandre - Atualmente contamos com uma carta de produtos muito variada para atender todas as exigências do mercado consumidor. Trabalhamos com os tradicionais cortes selecionados embalados a vácuo e produtos da linha artesanal como linguiças (linguiça calabresa e linguiça com hortelã), espetinhos (espetinho de pernil, espetinho de linguiça, espetinho de kafta) e defumados, além de costela temperada, paleta temperada, pernil temperado, picanha, carré, lombo e outros.

Figura 3 e 4 - Caixa para os produtos da Duale Alimentos e alguns cortes de carne.



FarmPoint - Quais são as tendências do mercado consumidor de carne ovina e qual é a importância da criação de uma marca?

Bruno/Alexandre - O mercado consumidor apresenta um gradual crescimento nos últimos anos, observamos uma boa aceitação de todos os produtos e um aumento significativo na procura pela carne de ovinos nos restaurantes e churrascarias. Todo este processo de procura e fidelização dos apreciadores da carne ovina se dá sem uma grande campanha de mídia o que nos remete a perspectivas de que ainda podemos crescer muito mais. O entrave atual para atingirmos este objetivo, é a falta de rebanhos comerciais para abastecer este mercado. Infelizmente ainda não somos autossuficientes em produção de carne ovina, necessitando assim de importações de países produtores. A criação da Duale Alimentos assim como de seu programa de incentivo a produção de carne ovina pretende mudar este panorama em um futuro bem próximo. Quando assim o fizermos teremos uma marca fidelizada no mercado consumidor e paralelamente muita credibilidade junto aos produtores rurais.

FarmPoint - Fale sobre o projeto de incentivo a produção de carne ovina e com qual intuito será realizado o encontro entre produtores no dia 30 de outubro?

Bruno/Alexandre - O projeto proposto nasceu para atender e orientar os ovinocultores, de todos os tamanhos e ambições, já atuantes no mercado paulista, pois possuem peculiaridades especificas que os diferenciam dos demais ovinocultores dos outros estados produtores. O programa em si é uma grande consultoria ao produtor, que mostrará os caminhos mais adequados para atingir índices de produtividade e sustentabilidade, em cima de um prévio planejamento anual de produção e venda. O programa que será lançado dia 30 de outubro em Atibaia, na sede da Duale Alimentos, espera contar com uma significativa adesão dos produtores rurais. Neste dia estarão presentes também varias empresas fornecedoras dos mais variados serviços e insumos pertinentes a produção comercial de ovinos, pois, integram o programa como parceiros apoiadores. Teremos também uma demonstração dos cães de pastoreio, hoje uma ferramenta indispensável no manejo das propriedades principalmente com relação aos custos de mão de obra. Encerraremos o evento com um churrasco de confraternização.

FarmPoint - Quais são os planos futuros da Duale Alimentos?

Bruno/Alexandre - A Duale espera plantar uma semente em cada ovinocultor, uma nova perspectiva uma nova ideia, uma ideia de que se trabalharmos orientados e organizados pela mesma política comercial chegaremos todos juntos a uma ovinocultura de qualidade e quantidade, adequadas às exigências do mercado consumidor e quem sabe em um breve futuro deixarmos de importar carne de ovinos para passarmos a exportar carne ovina, com uma qualidade superior aos concorrentes. Sonho? Acreditamos que não. Realmente acreditamos no potencial do estado de São Paulo como pólo produtor, mas para atingirmos nossos objetivos necessitamos da presença de todos os ovinocultores no dia 30 de outubro. Uma data que ficará marcada como marco zero na história da ovinocultura nacional.

Para conhecer mais sobre a empresa, os cortes de carne oferecidos e algumas receitas com carne ovina, entre no site da Duale Alimentos.

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Nei Antonio Kukla

União da Vitória - Paraná - Consultoria/extensão rural
postado em 15/10/2010

Bela iniciativa. Vemos que aos poucos empresários de visão futurista se inserem na atividade apostando num mercado promissor, apesar dos desafios como fomentar rebanhos comerciais, produzir cordeiros de qualidade, agregar valor ao produto através de marca, embalagem, cortes especiais etc e mostrar ao consumidor a qualidade da carne. É bem assim!

Rosa Mari da Fonseca sodré

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 16/10/2010

Parabenizo a iniciativa da Duale alimentos em comercializar este produto tão especial para nós gaúchos. Que as pessoas possam degustar, aprovar e acrescentarem aos seus hábitos alimentares.
É de extrema importância que se estimule a produção e o consumo da carne ovina como alimento saudável, de extrema maciez e sabor, bem como uma alternativa a mais no mercado como fonte de proteina.

BRUNO FONSECA SODRÉ

Itatiba - São Paulo - Revenda de produtos agropecuários
postado em 18/10/2010

Prezado Nei, elogios como este só nos da a certeza de que estarmos no caminho certo, realmente os desafios são muitos, começando com as dificuldades impostas pelo proprio sistema brasileiro de impostos e burocracias pouco inteligentes, mas temos convicção que fazer algo ainda é melhor do que esperar acontecer. Participe no dia 30 de outubro do lançamento de nosso programa de incentivo a produção em Atibaia SP, venha fazer parte de uma nova ovinocultura sustentável. Muito obrigado pela participação no FarmPoint, aproveito para me colocar a sua disposição para o que precisar. Atenciosamente. Bruno Fonseca Sodré. Duale entreposto de carnes ltda.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade