Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Leandro Coelho de Araujo fala sobre controle de plantas invasoras em pastagens

postado em 22/09/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Leandro Coelho de Araujo é Zootecnista e Técnico Agrícola com mestrado em "Ciência Animal e Pastagens" pela ESALQ/USP onde atualmente cursa o programa de doutorado.

Ele já participou de vários congressos no Brasil e no exterior e também já publicou mais de 18 documentos na forma de artigos científicos, capítulo de livro e resumos em congressos, nos últimos cinco anos. Tem como principais áreas de atuação: ciência animal, manejo de pastagens tropicais, modelos de simulação no crescimento de plantas forrageiras e clima.
Além disso, Leandro é instrutor do Curso Online AgriPoint "Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens". Na entrevista, ele destaca os principais pontos para obtenção de uma pastagem com alta produtividade, principalmente focando o controle de plantas invasoras.

AgriPoint: Que fatores considera importante para obtenção de uma excelente pastagem?

É durante a implantação de uma pastagem que determinamos o sucesso ou fracasso da mesma. Desta forma, os procedimentos corretos de correção da acidez e da fertilidade do solo, a escolha adequada da espécie forrageira assim como a adoção de métodos de controle de plantas invasoras durante esta fase, são fundamentais para a obtenção de uma excelente pastagem. Após a pastagem implanta corretamente, a adoção de técnicas adequadas para o manejo do solo e da pastagem, vão garantir a perenidade da forrageira.


AgriPoint: Quais os prejuízos de um pasto com plantas daninhas? Qual a importância de seu controle?

Um dos prejuízos é a redução na área pastejada pelos animais, devido a rejeição deles em consumir a pastagem que está próxima a base das plantas invasoras (principalmente as plantas com espinhos). Além deste fator físico, a presença de plantas tóxicas em uma pastagem pode acarretar na redução do ganho de peso, problemas reprodutivos como o aborto e até mesmo a morte dos animais.

AgriPoint: Que práticas acarretam aumento da incidência de plantas invasoras?

Podemos citar como principais práticas que acarretam o aumento da incidência de plantas invasoras em uma pastagem: a não realização da correção da acidez e fertilidade do solo, o plantio em época imprópria para a região, a taxa de semeadura incorreta, o manejo do banco de sementes inadequado e a adoção de práticas de controle de plantas invasoras impróprias para a ocasião. Assim, a adoção correta de práticas de manejo que solucionam estes problemas, irá contribuir para a redução da incidência de plantas invasoras em uma pastagem.

AgriPoint: Quais são os principais erros cometidos nas propriedades em relação ao controle de plantas daninhas?

Um dos primeiros erros é a má formação das pastagens, que em muitas situações já "nascem" em processo de degradação, ficando esta muito suscetível a infestação. Outro erro é não saber qual o método de controle de plantas daninhas mais adequado para a situação, assim como a melhor época de controle.

AgriPoint: Qual a importância de se conhecer as características das plantas invasoras antes de escolher os métodos de controle?

Identificando a espécie invasora, podemos obter o conhecimento correto sobre o seu ciclo de vida, o hábito de crescimento, a forma de dispersão e o seu grau de competição. Somente com o conhecimento destas características será possível determinar o método de controle mais eficiente.

AgriPoint: O que o produtor precisa saber para escolher o método de controle adequado?

Além do conhecimento sobre a biologia da planta invasora (citado anteriormente), o produtor também deverá ter noções básicas sobre a biologia da planta forrageira que ele possui e o seu adequado manejo, assim como o nível de infestação da pastagem.

AgriPoint: Pensando em sustentabilidade ambiental, que método de controle agride menos o meio ambiente? Tem alguma desvantagem em relação aos demais métodos?

Na verdade, não será o método em si que agredirá o meio ambiente e sim a escolha incorreta do método de controle, que associado ao seu uso indiscriminado poderá levar a danos ambientais muito graves, como incêndio e contaminação de lagos, rios e do lençol freático. Assim, cada método terá suas vantagens e suas limitações que serão inerentes em cada situação.

AgriPoint: O que o produtor, ou técnico, poderá aprender de mais importante neste curso?

Os pontos mais importantes que podem ser obtidos neste curso são: a correta identificação das plantas invasoras, a caracterização da pastagem quanto ao nível de infestação de plantas invasoras e a adoção mais apropriada para o seu controle, assim como os conceitos e aplicação dos procedimentos que envolvem cada método de controle, como os preventivos; culturais; mecânicos; físicos; biológicos; e químicos. Também serão abordadas técnicas de manejo da pastagem e as principais situações que favorecem o aparecimento de plantas invasoras em uma pastagem.

Avalie esse conteúdo: (2 estrelas)

Comentários

EDEMIR ADRIANO AGUILAR

Dourado - Mato Grosso do Sul - herbicidas para pastagens
postado em 17/11/2010

É de extrema importancia para o Sr. pecuarista saber quais os metodos para o controle das invasoras em suas pastagens,assim não fara nenhum investimento no escuro,hoje em dia tecnicos em suas respectivas empresas,assim como eu oferecem esse trabalho de campo,identificando assim antes do pecuarista investir,tendo garantia de seus negocios e lucros em suas pastagens.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade