Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Quais são as suas expectativas para a ovinocaprinocultura no 2º semestre deste ano?

postado em 28/06/2011

7 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No primeiro semestre deste ano, a demanda por carne ovina permaneceu firme no Brasil assim como os preços praticados. Na última cotação do preço do cordeiro realizada pelo FarmPoint, na qual 16 estados participaram, o preço do kg/vivo/cordeiro variou de R$ 3,00 a R$ 5,48.

Neste semestre também pudemos notar uma maior presença da indústria na ovinocaprinocultura nacional através da busca de parcerias com produtores objetivando a garantia da escala de produção e lançamento no mercado de novos produtos oriundos da atividade. A indústria está mais presente nos eventos relacionadas à ovinocaprinocultura e mostra disposição para trabalhar junto aos produtores.

De janeiro a maio de 2011 houve redução de 7,3% nas importações de carne ovina uruguaia, totalizando 1422 toneladas. No mesmo período, o Brasil importou 213 toneladas de carne ovina chilena e 23 toneladas de carne ovina argentina. No ano passado, o país não havia importado nenhuma quantia destes países.

O FarmPoint pergunta: quais são as suas expectativas para a ovinocaprinocultura no 2º semestre deste ano?

Participe deixando o seu comentário no box abaixo:

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (1 estrelas)

Comentários

Izac Leopoldino Júnior

Lagoa da Prata - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 29/06/2011

Muito otimista! Há 9 anos que trabalho com ovinos de corte e acho que nunca a atividade comercial para produção de carne esteve numa fase tão boa quanto a que presenciamos nesse semestre e a sensação é que no segundo semestre isso vai melhorar. Acho que finalmente a ovinocaprinocultura no Brasil se estabilizou como uma alternativa rentável para o produtor rural.

Tiago Schultz

Mafra - Santa Catarina - Produção de ovinos de corte
postado em 30/06/2011

Parece que o mercado conseguiu ter um padrão de preços rasuavelmente viavel. A espectativa é grande de opter grandes resultados com o setor ovino. Desde quando comecei a criação os preços nao estavam tão ruins por aqui e agora esta melhor e o mais importante na minha opnião, o mercado esta favoravel ate demais. Estou a 2 anos na atividade e ate aqui foi so gastos. Espero retornos financeiros agora. Ate por que o investimento esta feito. Não da pra voltar atraz.

Silvério Sales de Barros

Aracaju - Sergipe - Produção de ovinos
postado em 30/06/2011

    Atualmente não existe no Nordeste muito apoio para ovinocultura, muitos criadores criam por força de vontade própria, pois não aparece técnico ou outro profissional para informar, esclarecer ou ajudar o criador a desenvolver alguma técnica que ajude-o a  obter melhores ganhos com a criação de ovinos.

Marco Antônio Borges

Goiânia - Goiás - Produção de leite
postado em 30/06/2011

A minha espectativa é muito boa

Gibson Jean Silva Santos

Senhor do Bonfim - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 30/06/2011

Exiute uma boa expectativa para ovinocultura do futuro, mas para que esse tenha exito é preciso organização da cadeia produtiva e não querer forçar a produção focado em uma raça por que o dono do frigorifico só compra cordeiros cruzados da raça a x raça b. Acredito que todas as raças tem seu potencial e pricipalmente a raça Santa Inês, que não tem somente a caracteristica de raça mãe, mas que tem outras qualidades em sua carne que poderia ser aproveitada pelo mercado, a exemplo do seu teor de gordura.
Gostaria de fazer ainda um comentario em relação a informação do Sr. Silverio, quando ele diz que muitos criadores criam por força de vontade isso é bom, pois temos a certeza que conquistaremos nosso lugar no cenário da ovinocultura, mas aí ainda entra o fator organização, acredito que esse seja o fator principal para o desenvolvimento da ovinocultura no Nordeste e organizados com certeza conseguiremos apoio e só a força de vontade não basta temos que ir em busca de novas tecnologias para o desenvolvimento genético da ovinocultura nordestina.

Pedro Henrique do Nascimento Ruete

Adamantina - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 04/07/2011

Acredito na alta da arroba do cordeiro, principalmente para animais de qualidade (cruzamentos com raças lanadas), animais jovens e pesados, acredito que os produtores mais profissionais, que investiram em genética com foco na produção de carne com planejamento prévio de gastos e foco no resultado financeiro terão bons resultados.

LUIZ CARLOS NUNES DOS SANTOS

Salvador - Bahia - Produção de ovinos
postado em 07/07/2011

Minha expectativa é que haja maior comprometimento e profisionalismo em tedas as etapas...que utilizemos mais os protocolos; que os órgãos oficiais dissiminem técnicas e dêem  mais atenção e suporte necessário ouvinocaprinocultura, que é uma vertente e tanto no agronegócio.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade