Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Como tratar ceratoconjuntivite? Conte sua experiência e ajude o leitor!

postado em 17/11/2011

28 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor de ovinos João Gualberto Santiago, de São Miguel do Anta/MG, enviou uma mensagem para o Fórum Sanidade do FarmPoint levantando a seguinte questão:

"Estou com um problema que tudo indica ser ceratoconjutivite. Estive lendo um artigo do Daniel de Araújo Souza (Prevenindo casos de ceratoconjuntivite) e os sintomas são os mesmos, só que neste artigo ele não diz a forma de tratamento e eu gostaria de saber o que fazer. Tenho 8 ovelhas com os sintomas, uma está com opacidade nas duas córneas e as outras em vários estágios já estão isoladas do restante do rebanho.

Aguardo contato o mais breve possível para que eu possa iniciar o tratamento.

Um abraço,

João Gualberto"


Participe contando a sua experiência e contribua com a dúvida do leitor!

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (2 estrelas)

Comentários

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 17/11/2011

Eu recomendo retirar os animais de áreas que contenham muita poeira, e diminuir a lotação animal. Se na propriedade for utilizado o método Famacha, suspender por alguns dias, pois pode disseminar a doença.

Como tratamento: realizar a limpeza prévia dos olhos com solução fisiológica (pode ser um pouco gelada) para retirar secreções. O ideal seria fazer um swab dos olhos e submeter a um exame de antibiograma para saber qual o antibiótico eficaz. Na impossibilidade desse exame, a oxitetraciclina tem funcionado bem, aplicar injetável ( Terramicina LA), uma única dose, e aplicar spray ocular (Terra-Cortril). O spray deverá ser usado com cautela, aplicado a 15 cm dos olhos para não lesar a córnea do animal. As pessoas deverão realizar os procedimentos com as mãos limpas e utilizando luvas.

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 17/11/2011

Oi posso ajudar endoçando o que a Jordana indicou,o uso de oxitetraciclina.
Se acaso esteja com as córneas esbranquiçadas, aplicar 1/10kg intramuscular, uma única dose deve resolver e as que tiverem com os olhos lacrimejando pode pingar esta mesma substância(oxitetraciclina LA ) 2 gotas no olho da ovelha 2 vezes ao dia até desaparecer , mas um detalhe para pingar, tem que ser só esta substância oxitetraciclina , pois alguns produtos vem com antinflamatório

João Gualberto Santiago

São Miguel do Anta - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 17/11/2011

Agradeço a Jordana e mais uma vez ao Jaime pela ajuda que estão me prestando, persiste uma dúvida, por quanto tempo devo usar o spray ? até sumir os sintomas?

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 17/11/2011

Complementando o que o Jaime disse, realmente o Terra-Cortril vem com anti-inflamatório esteroidal (corticoide) e pode prejudicar em casos de ulcera de córnea. Nesses casos, recomenda-se aplicar um colírio somente com o antibiótico.
O que tenho visto muito é o excesso no uso de antibióticos e de forma errada, ocasionando resistência bacteriana. Por isso, se o antibiótico não funcionar, é bom fazer o antibiograma, o laboratório humano faz.. É importante diminuir os fatores predisponentes (poeira, moscas, alta lotação animal). No comecinho da doença, se tirar os fatores predisponentes e lavar os olhos com soro fisiológico já pode melhorar muito. Mas no caso relatado, aí sim precisamos lançar mão de um antibiótico. Se for usar o spray ,cuidado na aplicação  para não lesionar ainda mais a córnea (15 cm de distância).

eldar rodrigues alves

Curitiba - Paraná - governo
postado em 17/11/2011

oxitrat LA , não serve outro, devido ao veiculo que é diferente

LAZARO JOSE DA SILVA

Extrema de Rôndonia - Rondônia - Produtor Rural
postado em 18/11/2011

Um reprodutor santa inês puro de nossa propriedade foi acometido pela ceratoconjuntivite nas duas córneas, utilizamos terracortril por tres dias, sempre na parte da manhã, antes de pingar (2 gotas), lavamos os seus olhos com soro fisiológico, no quarto dia o carneiro sarou. Parabens à

Jordana, ao Jaime e o Eldar pela valiosa colaboração, abraços a todos.

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 19/11/2011

João Gualberto, eu recomendo aplicar a oxitetraciclina LA 1 vez e a limpeza dos olhos com soro fisiológico deve ser diária até desaparecerem os sinais clínicos, a aplicação do spray, se for usado, deve ser em torno de 5 dias.

Luiz Vlademir Duzac Cardoso

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 21/11/2011

Bom dia,
                Jordana. as vezes temos problemas ofitalmico no rebanho.  otratamento é feito com pó ofitalmico. da o resultado imeddiato.
                Notamos que  surge quando o pasto esta muito alto, nos cordeiros quando não é feito a limpeza no hubere e virilha da Mãe. ¨¨ Retirada da Lã ¨¨
                Neste inverno. Pleno Julho e Agosto. precisei  suplementar rebanho de cria a campo  ¨¨ no cocho ¨¨ surgiu alguns problemas provavelmente pelo pó do suplemento.
                O tratamento é maximo duas vezes e está curado.


                 Espero ter colaborado,
                 até mais > Luiz Cardoso-    Bioma Pampa

Jose Nilo Aquino

São Borja - Rio Grande do Sul - Empresário
postado em 22/11/2011


Sr. João Gualberto

Compre um colírio ( de uso humano ) que tenha Cloranfenicol e aplique conforme a indicação da bula, já que são poucos animais.

Se forem muitos, mande fazer essa fórmula :

http://www.sct.embrapa.br/500p500r/Resposta.asp?CodigoProduto=00080760&CodigoCapitulo=291&CodigoTopico=&CodigoPR=10750

Como preparar um colírio para tratar ovinos com oftalmia contagiosa?
No comércio, existem vários colírios (líquidos, aerossóis e pó) para tratar a oftalmia contagiosa. Pode-se também solicitar ao farmacêutico, um medicamento com a seguinte formulação:

 Azul de metileno 2,0 g.
 Nitrato de prata 1,0 g.
 Cloranfenicol 1,0 g.
 Água destilada 100,0 mL.

Modo de usar:

Aplicar nos olhos dos animais afetados 1 a 2 gotas ao dia.

att.:   José Nilo

João Gualberto Santiago

São Miguel do Anta - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 23/11/2011

Bom dia Pessoal,

É com muita satisfação que venho agradecer a ajuda de todos e relatar que obtive 100 % no controle e na cura dos animais enfermos, o tratamento que fiz foi o seguinte: foram contaminadas 14 ovelhas, uma delas a que me alertou para o problema chegou a ficar cega ( já está enchergando novamente)  e outras duas que ficaram com um dos olhos opacos apliquei uma dose de Terramicina LA e o Spray terra-cortril por 5 dias ( seguindo a orientação da Jordana, como não sumiu por completo os sintomas clínicos; segui a orientação do Jaime estou pingando 2 gostas de oxitetraciclina LA) as outras como foi detectado o problema no início, 2 aplicações do spray foram suficiente, não apareceu nenhum caso novo mas continuo vigilante.
Um abraço a todos e mais uma vez muito obrigado mesmo pela ajuda de voces,
João Gualberto

natalina

Pedregulho - São Paulo - Pesquisa/Ensino
postado em 22/12/2012

Bom dia!  tenho um cachorrinho que esta contaminado com ceratoconjutivite

vi a indicaçãode de voces aqui e fiz o tratamento nele e obtive um excelente resultado em uma semana ele que estava cego voltou a enxergar, ficou uns dois meses curado,mas, a doença voltou.

Quero saber se posso repetir o tratamento, por favor me ajudem se for possílvel

um grande abraço, a todos e desde já muito obrigada!

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 26/12/2012

Sim, mas verifique se tem alguma fonte em que ele tem-se contaminado periódicamente.

natalina

Pedregulho - São Paulo - Pesquisa/Ensino
postado em 04/01/2013

Boa noite, Obrigada!

eu vou prestar atenção talvez ele possa estar se contaminando através dos outros cachorros aqui da rua, quando ele sai para passear...abraço

natalina

Pedregulho - São Paulo - Pesquisa/Ensino
postado em 05/03/2013

Boa noite!
Infelizmente mais uma vez eu venho pedir ajuda, como havia comentado aqui que tenho um cachorrinho que se contaminou com a doença ceratoconjutivite e que fiz o tratamento mas ele voltou a se contaminar...dessa vez eu estou fazendo o tratamento novamente apliquei a injeção de terramicina conforme indicado e estou passando o spray Terra Cortril só nao estou pingando no olho dele porque nao esta lacrimejando; estou no terceito dia hoje e o olhinho dele nao esta esbranquiçado mas percebo q esta com a pupila muito dilatada meio furta-cor parece olho de vidro e muito vermelho em volta até meio fechadinho... Por favor, se alguem puder me ajude! Gosto muito dele e aqui na minha cidade e na regiao nao tem oftalmologista p cães e o veterinario daqui me disse que nao tem cura o caso dele. Por favor, me ajudem estou sofrendo muito vendo ele assim e percebo que ele nao esta exergando quase nada e nao esta melhorando. Obrigada e um grande abraço a todos!

Cristiane Dias

Brasília - Distrito Federal - Produção de ovinos
postado em 02/04/2013

O antibiótico deve ser aplicado apenas por via IM? Pq vi uma reportagem no Globo rural indicando a aplicação SC. Qual o melhor local para aplicar medicamentos IM em ovinos?

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 02/04/2013

Prezada Cristiane Dias.
Depende do antibiótico que você usar, mas na maioria a indicação é intramuscular, precisa ver na bula. A indicação de aplicação é na região glútea do animal entre os músculos semitendinoso e semimembranoso, na parte de trás do pernil. Você precisa utilizar agulha de calibre adequado e estéril, sempre limpar o local antes com álcool.

Cristiane Dias

Brasília - Distrito Federal - Produção de ovinos
postado em 02/04/2013

Acredito q o antibiótico seja o terramicina LA, pois ele tem indicação para IM ou SC. Obrigada pela orientação!

Luciano Piovesan Leme

Barbacena - Minas Gerais - OUTRA
postado em 03/04/2013

Tenho usado com sucesso pasta contra mastite (vaca seca) aplicando nos olhos, esfregando levemente para espalhar, no máximo dois dias são suficientes para liquidar o problema.

DIEGO FRANKEN

Santa Rosa - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 25/07/2013

AGRADEÇO AS INFORMAÇÕES TANTA DA JORDANA QUANTO AS DO JAIME EM MEUS OVINOS.
UTILIZEI A MEDIÇÃO QUE VCS RECOMENDARAM E EM 3 DIAS DESAPARECERAM OS SINTOMAS.
OBRIGADO

DIEGO FRANKEN

Santa Rosa - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 01/08/2013

Boa tarde.

Fiz a aplicaçao de terramicina LA alem da limpeza dos olhos dos animais e instalaçoes,os sintomas desapareceram por 2 semanas,porem voltaram a aparecer o que devo fazer?
Aguardo
Muito obrigado

caio

Palmeiras - Bahia - Produção de ovinos de corte
postado em 14/10/2013

na fazenda do meu pai tem dois cabritinhos de duas semanas com esses sintomas eu suspeito que seja conjundivite , o que fazer ? eu tenho medo dar remedios fortes e eles morrerem .

Jose Nilo Aquino

São Borja - Rio Grande do Sul - Empresário
postado em 15/10/2013

Todos os cuidados profiláticos são importantes...mas não se esqueçam que a mosca é o  vetor de disseminação das oftalmias nos animais. Então convém usar um mosquicida repelente na cabeça do animal afim de evitar a contaminação de outros animais e a recidiva nos tratados.

Alessandra

Barra do Corda - Maranhão - Estudante
postado em 16/10/2013

quantas vezes ao dia  deve ser aplicado o spray terra-cortril?

helmiton dos santos sousa

Feira de Santana - Bahia - Produção de caprinos de corte
postado em 01/03/2014

Vocês podem não acreditar, mas meu Pai usa em suas ovelhas, quando acometidas por ceratoconjutivite, a banha de porco sem sal. Ele derrete a banha do porco e quando esta fica em um estágio tipo óleo de comida, coloca no olho do animal utilizando uma seringa estéreo. A banha não pode estar totalmente fria se não ela endurece mas também não pode ser quente para não danificar o olho do animal. Ele tem tido bons resultados. Só usa o terra-cortril quando o caso está muito grave (animal totalmente cego)

Cristiane Dias

Brasília - Distrito Federal - Produção de ovinos
postado em 16/04/2014

Na nossa propriedade estamos com um animal que durante a quarentena apresentou ceratoconjutivite. Tratei com terra-cortril spray e terramicina LA (1 aplicação), porém não resolveu e já apresenta grande opacidade em um dos olhos. Coletei amostra para cultura e antibiograma e o resultado foi Bacillus sp, mas agora não sei qual seria o tratamento mais indicado..colírio a base de cloranfenicol? Algo sistêmico?

João thiago honório

Aracati - Ceará - Estudante
postado em 22/08/2014

JOÃO tHIAGO                                                                                                                                                                            ICAPUI CEARA                                                                                                                                                                   tenho uma vaca que apaceu com uma carne cobrindo o preto do olho, e é muito vermelho.. ja botei terra-cortril por cinco dias e não teve melhora.. o q devo vazer?
  

mauro thome soares junior

Divinolândia - São Paulo - Estudante
postado em 29/01/2015

tenho um potrinha de 3 meses, e ela esta com olho  esquerdo meio esbranquiçado, alguem pode me ajudar um o usar pra curar o olho dela

debora silva

Campinas - São Paulo - depiladora
postado em 02/03/2015

Tenho um cachorrinho que esta com os sintomas de conjutivite seca .olhos bem remelados e liquido esverdeado.ja dei antiflamatorio colirio e nada.por favor me ajudem

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade