Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Fotossensibilização: quais são os motivos?

postado em 04/06/2013

12 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor de ovinos Geraldino Assumpção enviou uma dúvida para o Fórum do FarmPoint. Abaixo leia a carta na íntegra:

“Olá amigos. Meus animais estão sofrendo de fotossensibilização. Além do uso da Brachiaria, pode existir algum outro motivo? Gostaria de contar com a ajuda de vocês. Abraços e obrigado desde já".


Participe deixando o seu comentário e sua experiência!  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Luiz Mertens

São Paulo - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 04/06/2013

Olá Sr Geraldino , tudo bem?
Na verdade precisa fazer um levantamento da alimentação e rotina dos animais!, pode ser tanto pela Brachiaria decumbens, o fungo Pithomyces chartarum que fica na Brachiaria, plantas tóxicas, medicamentos, aditivos na ração.

A fotossensibilização hepatógena é uma dermatite caracterizada por uma susceptibilidade das camadas superficiais da pele à luz pela presença local do agente fotodinâmico filoeritrina, que absorve raios ultravioleta. Nesta afecção o fígado é lesado pela ingestão de plantas hepatotóxicas ou micotoxinas sofrendo prejuízo da função excretória com conseqüente acúmulo de filoeritrina no organismo.
Tem-se a idéia que é o fungo  Pithomyces chartarum que causa a fotossensibilização, porém estudo mais recentes em animais que apresentavam fotossensibilização, não foram encontradas quantidades contáveis de esporos na pastagem, para fechar o diagnóstico, além da presença do fungo e necessário que o mesmo produza a toxina esporodesmina.
Deve-se procurar um profissional especializado na sua região , afim de investigar de onde vem o problema
Abraço

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 05/06/2013

Realmente é um problema principalmente se os animais não estão acostumados com essas pastagens.
Tenho notado que a matéria morta da brachiaria devido a época de seca ou inverno e acompanhada de uma rebrota após período de chuva ,é um ambiente propício para proliferação de fungos,devido a isso é necessário colocar bovinos para comer esse material para que fique rente ao chão para não formar ambiente para os fungos.
Outro porém é os animais não terem lugares de sombra nas pastagens para se protegerem dos raios solares pois estes aceleram o processo da fotossencibilisação

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 05/06/2013

Correção:
Outro porém são os animais não terem lugares de sombra nas pastagens para se protegerem dos raios solares pois estes aceleram o processo da"fotossensibilização"

PAULO FERNANDO TEIXEIRA

Paranavaí - Paraná - Produção de ovinos de corte
postado em 05/06/2013

Então uma solução é esta de arborizar as pastagens e não deixa-las muito altas e secas, visto que com as chuvas e umidade, facilitam a proliferação do Pithomyces chartarum e mais susceptível à fotossensibilização. Outros fator além do fototóxico tem também o fotoalérgico.

Olavo Paschoal

Paraíso do Tocantins - Tocantins - Consultoria/extensão rural
postado em 05/06/2013

    A falta de abrigo para os animais se recolherem durante a noite e período chuvoso é uma medida preventiva que traz bons resultados. Os ovinos são sensíveis à umidade excessiva tanto do solo ( podridão do casco), quanto das chuvas. Outra medida preventiva seria construir piquetes com outras forrageiras com por exemplo, Coast Cross, Tifton e capim da família  dos Panicus; Massai, mombaça, utilizando o SISTEMA DE PASTEJO ROTACIONADO.

Gustavo Andrade Rocha

Natal - Rio Grande do Norte - Produção de ovinos de corte
postado em 05/06/2013

Caro amigo,

Aqui no RN, na Lanila Agropecuária, estamos com 10.000 matrizes ovinas em pastagem rotacionada em Brachiaria Brizantha. O nosso conselho é para que você mineralize bem os seus animais e procure manter a pastagem baixa. Animais bem mineralizados dificilmente apresentam o problema. Aqui usamos o sal mineral TORTUGA, que tem se mostrado imbatível tanto para isto quanto para vários outros aspectos nutricionais.

Abs.

Gustavo Rocha

Vitor Martins Anusz

Indaial - Santa Catarina - Revenda de produtos agropecuários
postado em 05/06/2013

Prezado Sr. Geraldino
Para contornar esse problema você pode usar homeopatia. Recomendo dois produtos. O Figotonus para estimular o funcionamento do fígado dos animais (5 a 10g cab dia) e o Couromax na mesma dosagem (para recuperar a pele dos animais)  misturados no suplemento mineral ou proteico. Assim que melhorarem, pode ser mantido o Figotonus na base de 1g/cab/dia (considerando que o problema está na pastagem - fotosensibilização comentada acima). Você pode procurar um distribuidor do laboratório Realh na sua região que tem os produtos. Com certeza os técnicos do distribuidor Realh da sua região poderão lhe informar dos resultados que estão tendo do uso dos produtos e das dosagens mais adequadas para o seu caso.

Deraldino

Ipiaú - Bahia - médico/agropecuarista
postado em 08/06/2013

Como ovinocultor tenho observado o problema da fotossensibilidade, sem dúvida relacionado ao brachiária decumbens em especial,principalmente animais jovens os mais acometidos, portanto pasto  referido deve ser quase rasteiro ou outro tipo de gramínea,sombreamento para os animais, boa mineralização,demais, acompanhamento intensivo do plantel

Jeremias de Matos Santos

Ibiraçu - Espírito Santo - Produção de ovinos de corte
postado em 19/06/2013

De suma importância o comentário do Sr.Gustavo Rocha,pois o que se houve falar é que nenhuma Brachiaria é indicada para ovinos.Como é bom estar interagindo com quem tem conhecimentos e experiências em determinado assunto.Agrega muito nas nossas pesquisas.

jenner luis rocha grisi

Salvador - Bahia - Produção de gado de corte
postado em 22/08/2013

Minha região e bastante chuvosa e de terras de moderada fertilidade. Dai o capim ser brachiaria decumbes. O que devo fazer, além da mineralização e abrigo dos animais para minimizar a intoxicação ou fotosensibilizacao?

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 22/08/2013

Os ovinos vão muito bem na brachiarias,desde que se maneje adequadamente,não permitindo que fique muito alta e não acumule touceiras onde    crie um ambiente favorável para desenvolver os fungos,evitar animais novos nestas pastagens e é imprescindível ter sombra nos piquetes,e algo não favorável é que são poucos animais por hectare.          

Amphilophio de oliveira júnior

OUTRA - Espírito Santo - OUTRA
postado em 04/07/2015

A/C Gustavo Andrade Rocha - Lanila - amigo , vi num vídeo que estariam consorciando a brachiaria com o estilosante Campo Grande . Os resultados foram satisfatórios ? Ainda continuam fazendo esta mesclagem ?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade