Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ovinocultura avança no campo e no mercado

postado em 02/09/2014

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O mercado brasileiro de carne ovina mostra-se cada vez mais consistente, refletindo-se claramente no aumento do rebanho ovino nas principais regiões dedicadas à criação de ovelhas, como Nordeste (9,8 milhões de cabeças), Sul (4,88 milhões), Centro-Oeste (1,26 milhão), Sudeste (800 mil cabeças) e Norte (600 mil). As informações das associações das diversas raças são contraditórias, mas, de acordo com o IBGE, considerado um número oficial, o País teria uma rebanho de 17,3 milhões de cabeças, com crescimento anual médio de 3,4%.

Em consequência da crise internacional da lã, substituída pelos fios sintéticos nos anos de 1960, no século passado, o Rio Grande do Sul deixou de ser o maior produtor de ovinos – o rebanho caiu de 13 milhões de cabeças para cerca de 3 milhões. A recuperação só começou nos últimos anos do século XX, com uma espécie de reconversão no campo, a introdução do chamado ovino-carne, destinado à produção de carne, quando o rebanho anterior era de ovino-lã.

Mesmo assim, de acordo com o veterinário José Galdino Garcia Dias, coordenador do programa Mais Ovinos no Campo e da Câmara Setorial dos Ovinos, da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, o rebanho produtor de lã ainda é 80% do total, e o composto pelas raças de carne, 20%. Nos últimos anos, o setor laneiro se recompôs, porque o preço do produto, sendo de alta qualidade, recuperou, e até ultrapassou, os melhores preços dos anos de antes de 1960.

A ovinocultura está bem, voltou a ser rentável e está se expandindo como alternativa, também, para pequenas propriedades e consorciamento com outras atividades. O melhor exemplo tem sido dado pela Expointer que, anualmente, registra número expressivo de animais. Nesta 37ª edição, houve uma diminuição de 12,62%, explicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) pela falta de melhor infraestrutura no setor de ovinos do Parque Assis Brasil, em Esteio. José Galdino Garcia acrescenta que também está havendo a opção de manter as fêmeas nas fazendas, para aumentar o rebanho, e vender só os machos.

Alguns criadores das raças mais em evidência, como Texel, Ile de France e Corriedale, também temem que uma superoferta baixe os valores de venda nos remates. “Tenho a certeza de que a ovinocultura vive seu melhor momento nos últimos 40 anos,” observa Galdino. O otimismo, segundo ele, é evidenciado pelos números: após quedas sucessivas, em abril de 2010 o rebanho chegou a 3,16 milhões de cabeças. Nos últimos três anos, houve aumento superior a 10%, chegando a 4,2 milhões, em 2014. A lã voltou a ter preços atrativos. A carne ovina possui um mercado muito promissor, com demanda garantida por muitos anos. “Não conseguimos abastecer o mercado interno, e o externo quer comprar e não temos para vender. Os incentivos do governo têm contribuído para a recuperação.”

As estatísticas oficiais são contestadas. Alguns dizem que há mais animais, outros, que há menos. De acordo com o Departamento de Defesa Animais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), o rebanho gaúcho está em 4,16 milhões de ovinos, sendo mais de 2,5 milhões de fêmeas em idade de reprodução, o que é ótimo para a atividade de criação.

Falta, porém, que criadores se conscientizem sobre a importância de declarar o nascimento correto de cordeiros. Há uma declaração de 980 mil cordeiros, o que é muito baixo em função do número de fêmeas. Galdino explica que os criadores deveriam declarar os cordeiros no mês de novembro, pois, no Rio Grande do Sul, após outubro, não nascem mais cordeiros. Hoje, a declaração é feita em maio, quando o produtor precisa declarar todos os animais na propriedade, e, aí, já vendeu ou abateu muitos.



As informações são do Jornal do Comércio, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Fernando Alvarenga Reis

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 07/09/2014

A Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul tem constantemente questionado os dados oficiais sobre os rebanhos de pequenos ruminantes, juntamente com os órgãos representativos do setor que compõem a Câmara. Recentemente, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) lançou Portaria estabelecendo a obrigatoriedade da declaração do rebanho de caprinos e ovinos (http://www3.servicos.ms.gov.br/iagro_ged/pdf/2310_GED.pdf). É uma iniciativa relevante, e por todos da Câmara referendada, que muito provavelmente irá gerar dados conflitantes em relação aos do IBGE. Agora, cabe aos criadores se manifestarem, afinal, queremos ou não uma ovinocultura pujante ?

Êndrio de Elesbão Souto

Florianópolis - Santa Catarina - Estudante
postado em 08/09/2014

É bem curioso o porque desse crescimento desacelerado, pois em minhas buscas não encontrei nenhum incentivo (recurso para compra de terras) do governo para que uma pessoa possa entrar na atividade, exceto para aqueles que já possuem terras e necessitem apenas de dinheiro para ingressar na atividade na compra de animais e recursos para manutenção. Acredito que assim como eu, há tantas pessoas instruídas e bem intencionadas que estão a disposição do país para produzir nesse seguimento e que não encontram auxílio do governo para poder começar.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade