Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa apresenta kits para controle de verminose para caprinos e ovinos em Tauá (CE)

postado em 05/11/2014

6 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Produtores rurais do município de Tauá (CE) receberão, entre os dias 4 a 7 de novembro, um kit para auxiliar o controle de verminoses em caprinos e ovinos. Um total de 200 exemplares do kit, que contém instrumentos como pistola para aplicação de vermífugos e cartão Famacha (que ajuda o produtores a examinar a mucosa ocular dos animais e identificar quais realmente necessitam de vermifugação), será distribuído pela equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) aos produtores, em quatro dias de campo promovidos pelo programa Rota do Cordeiro. Durante estes quatro dias, os mesmos produtores também terão noções sobre avaliação de animais reprodutores e suplementação alimentar.

A distribuição dos kits é uma ação do programa para efetivar medidas de controle integrado da verminose nos rebanhos de Tauá, município que tem um dos maiores efetivos de caprinos e ovinos no Nordeste brasileiro. Os produtores receberão orientações dos técnicos da Rota do Cordeiro para aplicação correta dos medicamentos contra verminose e sobre o uso do Famacha, que permite ao proprietário dos animais selecionar quais os que devem ser vermifugados, evitando a aplicação indiscriminada dos medicamentos, prática incorreta que pode criar resistência dos vermes aos remédios utilizados.

Outra vantagem do método Famacha é indicar ao produtor rural a necessidade de descartar animais que receberem mais vermifugações a cada semestre, mantendo em seu rebanho aqueles que são mais resistentes. O objetivo da Embrapa é observar, com a disseminação do kit e suas orientações, a redução da incidência da verminose nos rebanhos de pequenos ruminantes, um problema que traz grande perdas na produtividade, por trazer consequências como a redução do consumo de alimentos, diminuição do número de crias e perdas na produção de leite e carne, além de trazer aos produtores despesas adicionais com mão de obra, aquisição de vermífugos e mortalidade de animais.

Os produtores beneficiados pelo programa Rota do Cordeiro também terão noções sobre avaliação genética de reprodutores e matrizes e também sobre suplementação alimentar, temas demandados pelos próprios agricultores. O primeiro dia de campo acontece nesta terça-feira (4) no distrito de Marrecas. Na sequência, a equipe da Embrapa e de técnicos da Rota do Cordeiro estarão em propriedades rurais da sede do município (dia 5), no distrito de Carrapateiras (dia 6) e no distrito de Trici (dia 7), sempre no horário de 7h30 às 11h30.

Rota do Cordeiro

O programa Rota do Cordeiro é um dos componentes das Rotas de Integração Nacional do Ministério da Integração Nacional e é desenvolvido em parceria do Ministério, Embrapa e Codevasf, além de parceiros locais – no caso do Ceará, Governo do Estado e Prefeitura de Tauá. O programa tem como objetivo profissionalizar as cadeias produtivas da ovinocultura e caprinocultura no semiárido brasileiro, colaborando para o desenvolvimento de regiões que são produtoras tradicionais, mas que ainda apresentam baixos indicadores socioeconômicos.

O programa trabalha para regularização e padronização da oferta de produtos das duas cadeias, com ampliação da produtividade e promoção do consumo, além de outras questões técnicas, como as melhorias da nutrição, sanidade e padrão genético dos rebanhos. A Rota do Cordeiro já atua no Ceará, Piauí e norte de Minas Gerais.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint. 
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Gláucio José Araujo Vaz

Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 08/11/2014

Parabens pelo programa

josé Carlos Rodrigues da Luz

Serra Talhada - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 10/11/2014

Como técnico em zootecnia, gostaria de saber : como poço participar destes ensinamentos oferecidos pela Rota do Cordeiro. Digo, onde devo  participar destes ensinamentos  aqui em Pernambuco ?  O meu e-mail: josejcluz@hotmail.com.br e tel.: 87/9968.3196 . Abraços . José Carlos, 10.11.2014.

Octávio Rossi de Morais

Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 17/11/2014

Caros amigos, sou o coordenador do Programa Rota do Cordeiro na Embrapa. Tentarei complementar as informações da reportagem e responder às perguntas de forma bem sucinta: o Programa Rota do Cordeiro tem atividades no Ceará, Piauí e Bahia (com tratativas iniciadas em Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Paraíba). Normalmente quem faz a demanda para o MI é a secretaria estadual de agropecuária, ou o órgão estadual de pesquisa agropecuária. A atuação é em polos de produção, onde há produção tradicional e comércio, mas com necessidade de impulso para as atividades de caprinocultura e ovinocultura. É importante que essas atividades tenham importância regional e que se mostrem capazes de, com o apoio, serem ferramentas de desenvolvimento socioeconômico. A Codevasf é parceira executora do programa e também pode ser procurada nos Estados onde atua.

josé Carlos Rodrigues da Luz

Serra Talhada - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 20/11/2014

Caro  Octávio, quando ocorreram  tratativas citadas em Pernambuco ? Terei, por ventura, alguma oportunidade de participação  como zootecnista e também futuro produtor  em São José do Belmonte , Pernambuco. Já informei o meu e-mail e telefone . Gratos pelo contato e orientações. Abraços José Carlos - .20.11.2014

Octávio Rossi de Morais

Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 21/11/2014

José Carlos, os entendimentos do Ministério da Integração com Pernambuco começaram já faz uns dois anos, mas os encaminhamentos ainda não deslancharam. Falta inclusive a definição do polo (cidade onde seria implantado o programa). Aqui na Embrapa ainda não tivemos acesso ao que foi tratado entre o Estado e o Ministério, mas você pode tentar obter informações aí na Secretaria de Agricultura do Estado ou no IPA.

MILTON ANTONIO MOURA FÉ

Teresina - Piauí - Produção de ovinos de corte
postado em 09/01/2015

Como pequeno criador de caprinos e ovinos no município de Joca Marques PI, gostaria de participar do Programa Rota do Cordeiro. Como obter informações sobre eventos aqui na região ou no Estado?
Milton Antonio MOURA FÉ   (miltonmourafe@bol.com.br)   

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade