Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Embrapa promove I Workshop sobre compostagem para ruminantes

postado em 26/11/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O processo de compostagem para caprinos, ovinos e bovinos será tema do I Workshop em Compostagem de Carcaças e Resíduos da Produção de Ruminantes, promovido em conjunto pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) entre os dias 1º e 5 de dezembro. A primeira parte do evento, nos dias 1º e 2, acontece na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral, e nos três dias seguintes, no campo experimental Santa Mônica, da Embrapa Gado de Leite, em Valença (RJ).
A compostagem é um processo controlado e biológico de decomposição de material orgânico, que aplicado a animais permite que carcaças e restos de parição - como placentas, por exemplo - sejam eliminados sem prejuízos ao meio ambiente ou riscos de contaminação. Apresenta ganhos em relação aos métodos tradicionais, como o enterro de carcaças (que pode contaminar o lençol freático), a incineração (que pode emitir gases nocivos) ou o abandono dos animais mortos, que gera mau cheiro e atração de moscas.
Quando corretamente conduzida, pode eliminar, inclusive os odores da decomposição em poucas horas. A compostagem permite, ainda, a formação de um composto orgânico que pode ser usado que pode ser usado como adubo na propriedade rural.
No Brasil, pesquisas da Embrapa já adotam, há alguns anos, a compostagem como destino para carcaças de suínos e aves. Recentemente, as unidades Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Gado de Leite têm adaptado a tecnologia para aplicação em animais ruminantes.
O I Workshop tem início no dia 1º com ciclo de palestras, que terá a presença da pesquisadora Doralice Paiva, aposentada da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), uma das pioneiras na pesquisa com compostagem para aqueles animais, e dos professores Jean Bonhotal e Mary Schwarz, ambos da Universidade de Cornell (EUA), que mostrarão técnicas sobre a compostagem de bovinos a céu aberto. Também serão palestrantes Eduardo Oliveira, da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcelo Otênio e Priscila Nascimento, da Embrapa Gado de Leite, que apresentarão detalhes das experiências de pesquisa sobre o assunto conduzidas pela empresa.
No dia 2, haverá dia de campo, que mostrará etapas como a preparação das carcaças de caprinos e ovinos, preparação de substrato, montagem e abertura de pilhas de compostagem. Nos dias 3 a 5, já em Valença, os participantes farão visitas aos sistemas de produção e setor de compostagem, além de reunião para debater parcerias para novos projetos de pesquisa.
Inscrições
Os dois primeiros dias do Workshop, em Sobral, serão abertos à participação do público. Os interessados devem entrar em contato com Weliton Lima, nos dias 29 e 30 de novembro, das 7h30 às 16h30, pelo telefone (88) 3112.7546 ou e-mail: weliton@cnpc.embrapa.br. As vagas são limitadas.
As informações são da Embrapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade