Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

Grupo Lã Pura agrega valor na produção

postado em 16/02/2009

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A cooperativa gaúcha de artesanato Lã Pura inicia 2009 rompendo fronteiras e inovando suas ações de mercado. As coleções, caracterizadas pela lã, matéria-prima das regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, já estão disponíveis na rede mundial de computadores. O site - www.lapura.com.br -, além de contar a história do grupo, disponibiliza fotos das peças criadas por 28 artesãs. O Lã Pura, atendido pelo projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho - ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) -, integra o Projeto Talentos do Brasil, que busca valorizar a identidade cultural do País por meio da manufatura.

Em atividade desde 2005, o Lã Pura conta com a participação de empreendedoras dos municípios de São Borja, Uruguaiana e Santana do Livramento. O grupo utiliza a cultura regional, os hábitos e os costumes da região para agregar valor aos produtos artesanais.

"Traçamos, ao longo dos últimos três anos, uma série de metas focadas no desenvolvimento do artesanato regional. Em 2008, com o desejo, esforço e cooperação de todas as integrantes do grupo, oficializamos o registro da Cooperativa Lã Pura, a segunda cooperativa de artesanato registrada no Projeto Talentos do Brasil", recorda o gestor do projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho, Marcelo Baranski Feres. A conquista, segundo ele, impulsionou a autoestima do grupo e a demanda por novas ações empreendedoras. "Com a cooperativa formalizada e as vendas aumentando, sentimos a necessidade de ampliar as formas de comercialização, criando uma forma acessível aos mais diferentes mercados", relata.

A artesã Cleni Ocampos Feldberg, uma das empreendedoras responsáveis pela produção das coleções do grupo Lã Pura, ressalta que, em 2008, foram comercializadas cerca de 1,9 mil peças, entre roupas e acessórios. "Para 2009, devemos duplicar essa produção, disseminando ainda mais a marca Lã Pura, tanto para o mercado interno quanto para o externo", afirma.

Outra novidade que deverá ser apresentada em breve pelo grupo é a Coleção Lã Pura 2009. As peças, em fase final de confecção, prometem agregar valor e leveza à lã através da mistura entre cambraia de algodão e elastano.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade