Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Diagnóstico e interpretação de resultados: base para projetos na pecuária

postado em 09/02/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Introdução

Em 1991 um grupo de profissionais de ciências agrárias sentiu a necessidade de troca de informações para crescimento profissional e pessoal. As assistências, então, zootécnicas tiveram que migrar para consultoria técnica, financeira e econômica após o Plano Real. Muito se estudou e se investiu para conciliar o conhecimento técnico à viabilidade financeira (fluxo de caixa) e econômica (rentabilidade final) das propriedades assistidas. O sucesso das propriedades assistidas pelo crescimento em tempos de crise trouxe novos clientes. Uma das premissas importantes para esse sucesso foi o Respeito à Cultura das Pessoas Envolvidas.



Esse curso foi idealizado com o objetivo de difundir um formato de trabalho que tem trazido sucesso e crescimento a clientes há quase 20 anos. O modelo básico consiste em:



Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas na atualidade é a construção e manutenção de negócios em um cenário de mercado onde as mudanças ocorrem de maneira muito rápida. Diversificação de atividades e manutenção daquelas onde se tem profundos conhecimentos são formas de reduzir os riscos neste ambiente. Assim existe a necessidade de desenvolvimento de metodologia de gestão envolvendo as fases de diagnóstico, planejamento estratégico, acompanhamento de controles para se atingir o máximo resultado referente às fases de implantação de projetos e conhecimentos dos processos, núcleos do negócio. Estes últimos envolvem os processos produtivos, os recursos e a organização que permitem atingir o máximo de desempenho nos setores alcançando os objetivos da empresa.

Devido a estas necessidades para se chegar ao resultado desejado deve-se realizar diagnóstico produtivo e financeiro para entendimento do sistema e produção, além das projeções econômicas e financeiras e implantação de sistema de gestão na empresa rural assistida.

O ciclo de produção pecuária varia de acordo com o sistema de produção, sendo relativamente curto quando se considera a engorda de animais (invernista) variando para períodos mais longos de ciclo produtivo como no sistema de ciclo completo: cria, recria e engorda.

Devido a toda complexidade do sistema de produção, o gerenciamento adotado em uma propriedade é determinante para o sucesso do empreendimento, com necessidade de um diagnóstico produtivo e financeiro do sistema para posterior planejamento com a definição de estratégias, metas e de processos produtivos.

O objetivo deste módulo é apresentar de maneira prática a abordagem do diagnóstico de empresas rurais em fase inicial de implantação de sistema de gestão.

Se você deseja planejar estrategicamente sua atividade, levando em conta a viabilidade econômica e financeira de seu negócio, participe do curso online AgriPoint Análise Técnico-Econômica de Projetos em Pecuária, que terá início no dia 24 de fevereiro e já está com inscrições abertas.

Este curso será instruído por dois médicos veterinários. Um deles é Rodrigo Martins Alves de Mendonça, formado pela Escola de Veterinária da UFMG, consultor sócio da empresa de consultoria em Agronegócios - EXAGRO e professor da disciplina de Bovinocultura de Corte da PUC MINAS Betim. Realizou mestrado em Medicina Veterinária Preventiva na E.V. - UFMG e cursos de pós-graduação em Solos e Meio Ambiente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Manejo de Pastagens pela FAZU/Uberaba. Trabalha há 19 anos em consultoria de projetos em pecuária de corte, leite e sistemas silvipastoris, com foco de trabalho em resultados financeiros e econômicos respeitando os recursos humanos e ambientais.

E o outro é Flávio Luiz Geraldi Araújo, também formado pela Escola de Veterinária da UFMG, realizou cursos de pós-graduação em Administração de Empresas Rurais e em Solos e Meio Ambiente, ambos na Universidade Federal de Lavras (UFLA), e em Manejo de Pastagens pela FAZU/Uberaba. Atualmente cursa o MBA (Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia) na Fundação Getúlio Vargas. É consultor e sócio da empresa de consultoria em Agronegócios - EXAGRO. E trabalha em consultoria em projetos de pecuária de corte e leite, confinamento e integração agricultura pecuária nos estados de GO, MG, SP, MS, PR E PA.

Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo!

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade